Santa Cruz do Sul

Advogados debatem gestão e futuro da categoria

“Estamos vivendo o auge da transformação do Direito, contexto que impacta diretamente nosso cotidiano. Discutir esse cenário é pensar os próximos passos para o futuro da advocacia.” Assim o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, abriu o primeiro dia da programação do 4º Colégio de Presidentes das Subseções da gestão 2022–2024. Ocorrido na tarde de quinta-feira no auditório da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e durante toda a sexta-feira na Casa Golden Leaf, o encontro reuniu presidentes das subseções do Estado para qualificação e aperfeiçoamento de temas inerentes aos processos de gestão das entidades.

Lamachia salientou a necessidade de manter o debate sobre recentes transformações tecnológicas que impactam o dia a dia da advocacia. Também elencou ações já concretizadas pela OAB/RS no que se refere ao tema. “Estamos vivenciando um ritmo intenso de transformações tecnológicas. É nosso papel debater os impactos que elas têm no trabalho dos advogados e advogadas, a forma de utilização e os possíveis riscos das ferramentas disponíveis”, disse.

“Realizamos uma audiência pública sobre o uso da inteligência artificial pelo Poder Judiciário, bem como criamos um grupo de trabalho para discutir o uso ético dessa ferramenta e um fórum interinstitucional para levar a discussão aos demais órgãos do sistema de Justiça gaúcho”, salientou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Curso de Direito da Faculdade Dom Alberto se destaca no Enade

Desde a última edição do Colégio de Presidentes das Subseções, a OAB incluiu na programação palestras que abordam, principalmente, gestão e estratégia. Com o tema central O futuro da advocacia e da OAB/RS, assuntos como inteligência artificial, tendências do Poder Judiciário e fiscalização profissional foram abordados nos debates.

Na primeira palestra, o economista e autor Cassio Grinberg falou sobre estratégias empresariais. Na sequência, foram abordados os seguintes tópicos: sistema eleitoral, o projeto OAB vai à escola e o aprimoramento das salas e estruturas da OAB/RS no Estado. Os presidentes das subseções contribuíram relatando situações vivenciadas pela advocacia, bem como propondo melhorias e ações.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Apae de Santa Cruz promove palestra sobre capacitismo

Na ocasião, o dirigente da Ordem gaúcha acentuou a importância de agregar à programação do Colégio de Presidentes um momento de reflexão e aprendizado. “A inovação é uma das marcas da nossa gestão. De forma inédita, acrescentamos ao Colégio uma programação de palestras e debates sobre temas atuais do cotidiano da advocacia, como mais uma forma de qualificar os serviços prestados pelas nossas subseções. O diálogo construído nos permite sair da zona de conforto e pensar o futuro da advocacia e da OAB como entidade de classe.”

Carta de Santa Cruz

No segundo dia de evento, os presidentes das subseções trouxeram suas contribuições para o debate. Isso resultou na tradicional pauta do Colégio: a “Carta de Santa Cruz”, que reúne as conclusões e deliberações do encontro. O Colégio de Presidentes é organizado duas vezes por ano, de acordo com a previsão estatutária. As pautas são indicadas previamente pelos presidentes das subseções e têm suas diretrizes debatidas para atuação conjunta com o Sistema OAB.

Publicidade

Para Manuela Braga, presidente da OAB Subseção Santa Cruz, a escolha por realizar o encontro na cidade mostra que a gestão atual da OAB está preocupada em descentralizar o debate e se aproximar da advocacia do interior. “Demonstra que nossa subseção também é protagonista e está preparada para receber eventos dessa magnitude em nível estadual. E mostra para nossa advocacia o quanto nós, presidentes de subseções, batalhamos em prol das demandas da categoria”, enfatiza.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.