A proximidade das eleições faz com que o cenário político passe cada vez mais a flertar com a área policial. Uma série de proibições aos futuros candidatos já está em vigor, sob pena de sanções e até mesmo, no que depender da situação, prisões. Possivelmente alguns dos casos mais emblemáticos registrados em Santa Cruz do Sul na história recente envolvendo as duas áreas tiveram a atuação do advogado Rafael Staub, de 37 anos.
Ele é o convidado desta terça-feira, 9, do podcast Papo de Polícia, produzido pela Gazeta Grupo de Comunicações. Entre os casos em que atuou está a prisão do ex-vereador Paulo Lersch, ocorrida dentro da histórica Operação Feudalismo, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público e que completou cinco anos no dia 5 de junho.
LEIA MAIS: Veja mais sobre as decisões que absolveram nove réus da Operação Feudalismo
Publicidade
No podcast, Staub ainda contará detalhes sobre outro episódio envolvendo política e prisão que ocorreu no início de sua carreira, quando atuou durante uma ação da Polícia Federal (PF) em 4 de outubro de 2012. Na data, o padrasto da então candidata a vereadora Fernanda Rambo Agnes foi investigado por operar um esquema de distribuição de ranchos no Bairro Senai.
Entre outros casos a serem detalhados por ele está um julgamento previsto para o próximo dia 29, em Vera Cruz, quando um tenente-coronel aposentado da Brigada Militar será réu por ter sido o autor de um dos acidentes mais devastadores da região, ocorrido há dez anos, na RSC-287, em Vale do Sol. Staub é um dos advogados da família Morsch-Santos, que sofreu o acidente e teve três integrantes falecidos e dois feridos na colisão.
LEIA MAIS: Após dez anos, júri sobre acidente que dilacerou família de Vale do Sol é marcado
Publicidade
Com experiência também na área empresarial, irá contar alguns bastidores de sua atuação na defesa de um homem investigado na megaoperação Afluência, deflagrada em 30 de novembro do ano passado pela PF e Polícia Civil de Venâncio Aires, que mirou uma organização criminosa responsável por uma rede de contrabando de bebidas na região. Ainda irá detalhar sua atuação em um júri ocorrido em Venâncio Aires, quando usou uma espingarda para explicar uma passagem.
LEIA MAIS: Um raio-x da maior operação policial deflagrada em 2023 no Vale do Rio Pardo
Para ouvir e assistir
O Papo de Polícia com o advogado Rafael Staub será veiculado às 20 horas desta terça-feira, no YouTube do Portal Gaz. Esse é o quinto episódio da segunda temporada. Na primeira, foram dez entrevistas, entre novembro de 2023 e março de 2024. O podcast tem um modelo inovador e dinâmico. A gravação, em um estúdio personalizado na sede da Gazeta Grupo de Comunicações, fica a cargo do videomaker Bruno Pedry, profissional experiente e que trabalha na gestão e criação de conteúdo digital e midiático.
Publicidade
A cada programa serão ouvidas pessoas ligadas à área da segurança, desde policiais de diferentes instituições, agentes públicos, médicos e advogados até vítimas, peritos, escritores e outras figuras que atuam no meio. Os episódios são lançados às terças, de forma intercalada, no YouTube do Portal Gaz, onde fica publicado o vídeo completo, que pode ser acessado posteriormente. O áudio é disponibilizado no Spotify, na aba Gazeta Podcasts. Os cortes de partes dos episódios são publicados no Instagram do Gaz (@portalgaz).
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade