Centro-Serra

Adolfo Brito dá início aos encontros do ‘Cada Gota Conta’

Com o auditório da Câmara de Vereadores de Sobradinho lotado, a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul iniciou uma série de encontros para debater os pilares centrais de sua gestão 2024/2025, a reservação de água, irrigação e piscicultura. Sob o mote ‘RS Sustentável: Cada Gota Conta’, o presidente da ALRS, deputado Adolfo Brito (PP), convidou lideranças políticas e profissionais atuantes na área para dialogar com a comunidade regional.

O simpósio, que segue as diretrizes do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional do Parlamento gaúcho, teve início com as explanações do presidente Adolfo Brito, natural de Sobradinho, onde foi vereador e prefeito; também do senador Luis Carlos Heinze (PP/RS); do secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes; do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini; do prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer; do presidente da Câmara de Vereadores de Sobradinho, Gerson Otávio Schirmer; além da participação de demais autoridades locais, regionais e estaduais acompanhando o evento.

Presidente Câmara de Vereadores, Gerson Schirmer
Prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer
Secretário da SDR, Ronaldo Santini
Secretário da SEAPI, Giovani Feltes
Senador Luis Carlos Heinze

LEIA MAIS: Sobradinho recebe encontro sobre reservação de água e irrigação

Publicidade

Brito voltou a reforçar que os produtores gaúchos não podem mais depender somente de “São Pedro” e da incerteza da natureza, de quando irá chover, salientando que a reservação de água deve ser incentivada, para isso buscando possibilidades para que se torne viável aos produtores, sendo um trabalho conjunto e que esteja de acordo com as questões ambientais.

Fotos: Nathana Redin

Conforme o parlamentar, este é o início da caminhada, ouvindo as comunidades através de reuniões regionalizadas, e posteriormente com o grupo de trabalho reunindo entidades, continuar em busca das alternativas necessárias, seja na mudança da legislação ou em relação a financiamentos e detalhes dos projetos, de como devem ser feitos. “Tudo isso começa a ser discutido hoje, aqui na nossa terra, em Sobradinho.” Ao final, se projeta um Marco Legal voltado aos eixos centrais do ‘RS Sustentável: Cada Gota Conta’, com ênfase à irrigação. O deputado também frisou a necessidade de levar o tema até os agricultores, para que compreendam a importância do investimento em irrigação. Pelo menos outros sete encontros devem ocorrer ao longo deste ano nas diferentes regiões do estado.

LEIA MAIS: Cada Gota Conta terá primeiro encontro em Sobradinho

Publicidade

Em sua fala, o secretário Giovani Feltes lembrou do projeto de irrigação a nível estadual, que ingressa em uma nova etapa, cujo edital visa apoiar iniciativas que promovam a irrigação. Com a ampliação do valor da subvenção, o produtor poderá receber até 20% do valor para projetos de irrigação de até R$ 500.000,00, o que significa que a subvenção pode chegar a até R$ 100.000,00 por inscrito.

O senador Luis Carlos Heinze mencionou a importância do debate e das mudanças necessárias na legislação para o armazenamento de água. Já os representantes do município anfitrião do encontro, destacaram a realidade local, a importância da água e da agricultura no âmbito regional, agradecendo a escolha pelo município para iniciar a série de debates.

Após as falas de abertura, foi promovido o primeiro painel do evento, tendo como embasamento o cenário atual relacionado à temática proposta na gestão do atual presidente da ALRS. Os painelistas foram o engenheiro agrônomo e técnico da ALRS, José Enoir de Stefani Daniel; o geólogo Rogério Porto; o gerente de Irrigação da Cotripal, Tiago Kuntz; e o diretor de Operações do Badesul, Flávio Lammel.

Publicidade

Já no segundo painel foram abordadas soluções ao enfrentamento das obstruções existentes no que tange reservação, armazenagem e irrigação, com diálogo, inovação e tecnologia. Os convidados foram o mestre em Sistemas Ambientais, Alexandre Scheifler; o engenheiro ambiental da Unisc, Marcelo Kronbauer; e o engenheiro químico Manuel Fernandes, que também destacaram exemplos. A mediação dos painéis ficou a cargo da jornalista Rosane de Oliveira. 

No encerramento, o empresário e consultor agrícola, Luiz Marçal Arrial, comentou sobre a necessidade de incentivo para que os projetos se desenvolvam e contribuam com o aumento da produtividade e rentabilidade, consecutivamente melhorando os índices da economia regional. Na saudação final, o presidente da Assembleia, deputado Adolfo Brito, agradeceu a presença de todos e destacou a continuidade da pauta ao longo de sua gestão e a virada de chave na busca por um projeto efetivo de Estado e não apenas de governo. 

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Assembleia e pode ser assistido na íntegra aqui

Publicidade

SHOW COM A FAMÍLIA GUEDES

A partir das 20h, também nesta sexta-feira, dia 26, a Rua Coberta junto à Praça 3 de Dezembro, no Centro de Sobradinho, recebe show do grupo nativista Jorge Guedes & Família. Eles também foram os responsáveis pela entoação do Hino Rio-grandense no encerramento do encontro durante a manhã.

A apresentação desta noite é uma promoção da Assembleia Legislativa gaúcha em parceria com a Prefeitura Municipal, CTG Galpão da Estância e Casa da Cultura Amário João Lazzari. A entrada ocorre mediante a doação de alimentos não perecíveis que serão destinados à Apae de Sobradinho via Rio Grande Contra a Fome, programa do Parlamento gaúcho. 

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.