Os proprietários de imóveis rurais que ainda não inscreveram suas propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR) têm prazo até o próximo domingo. Há um projeto do deputado federal Heitor Schuch (PSB), em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, solicitando a prorrogação do período até maio de 2018. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) também fez pedido neste sentido. No entanto, o Ministério do Meio Ambiente informou nessa quinta-feira, 28, que não tem informação oficial sobre a ampliação do período de adesão ao CAR.
Schuch não está otimista quanto à possibilidade de prorrogação. Segundo ele, o governo entende que quem tinha intenção de aderir já fez o cadastro. Da mesma forma, grande parte dos que deixaram de realizar não está disposta a fazer o registro dos seus imóveis rurais. “Dos agricultores familiares, a grande maioria fez”, observa Schuch. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul (STR), Renato Goerck, também acredita que não há necessidade de nova prorrogação.
Goerck observa que o prazo já era para ter terminado em maio de 2016 e foi prorrogado até o último dia de 2017. “A maioria das pessoas já fez o cadastro. As que não fizeram, não vão correr atrás agora. Foi dado prazo suficiente para a inscrição”, frisa. Ele relata que há meses o sindicato não era procurado por produtores para fazer a inscrição no CAR, mas nas duas últimas semanas, com a proximidade do fim do prazo, houve demanda, porém pequena.
Publicidade