O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região dos Vales (Cerest/Vales) promove nesta sexta-feira, 28, das 9 às 14 horas, uma série de atividades na Praça Siegfried Heuser, conhecida como Praça da Antiga Estação Férrea, para marcar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho e Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
De acordo com o coordenador do Cerest/Vales, Luiz Henrique Paim da Rocha, o objetivo é alertar e orientar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes. “É um dia de reflexão sobre as más condições de trabalho que resultam em altos índices de sofrimento, doenças, mutilações e mortes. Esse é um grave quadro de violência a que são submetidos os trabalhadores e que precisa ser revertido”, disse. Segundo ele, a maior parte dos acidentes – e, sobretudo, das doenças – não é notificada ou é encoberta sob a forma de auxílio-doença.
O ponto alto da programação será um ato em memória aos trabalhadores e trabalhadoras vitimados por causas relacionadas ao trabalho. Na região dos vales são mais de 300 casos registrados desde 2010. Durante todo o dia também serão entregues materiais informativos com orientações sobre a prevenção.
Publicidade
Origem da data
O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho e Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
No Brasil, a data foi regulamentada pela lei 11.121, de 25 de maio de 2005, como Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. A data lembra o dia 28 de abril de 1969, quando houve uma explosão na mina de Farmington, na Virgínia (Estados Unidos), que matou 78 trabalhadores.
Publicidade
This website uses cookies.