Categories: Regional

Ações marcam o Dia Mundial de Segurança no Trabalho em Santa Cruz

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região dos Vales (Cerest/Vales) promove nesta sexta-feira, 28, das 9 às 14 horas, uma série de atividades na Praça Siegfried Heuser, conhecida como Praça da Antiga Estação Férrea, para marcar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho e Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

De acordo com o coordenador do Cerest/Vales, Luiz Henrique Paim da Rocha, o objetivo é alertar e orientar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes. “É um dia de reflexão sobre as más condições de trabalho que resultam em altos índices de sofrimento, doenças, mutilações e mortes. Esse é um grave quadro de violência a que são submetidos os trabalhadores e que precisa ser revertido”, disse. Segundo ele, a maior parte dos acidentes – e, sobretudo, das doenças – não é notificada ou é encoberta sob a forma de auxílio-doença.

O ponto alto da programação será um ato em memória aos trabalhadores e trabalhadoras vitimados por causas relacionadas ao trabalho. Na região dos vales são mais de 300 casos registrados desde 2010. Durante todo o dia também serão entregues materiais informativos com orientações sobre a prevenção.

Publicidade

Origem da data

O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho e Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

No Brasil, a data foi regulamentada pela lei 11.121, de 25 de maio de 2005, como Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. A data lembra o dia 28 de abril de 1969, quando houve uma explosão na mina de Farmington, na Virgínia (Estados Unidos), que matou 78 trabalhadores. 

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.