Uma série de atividades especiais vão marcar o aniversário da imigração alemã em Santa Cruz do Sul nesta quinta-feira, 19. Para celebrar a chegada, em 19 de dezembro de 1849, dos primeiros imigrantes a Alte Pikade, atual Linha Santa Cruz, a comissão organizadora dos festejos reúne autoridades e convidados especiais – incluindo o cônsul-geral da República Federal da Alemanha, Michael Serra – para um dia de grande celebração.
Entre os eventos, um dos pontos de destaque será o lançamento do livro Carl & Ciss – Crônicas da Colônia Alemã, de autoria do jornalista da Editora Gazeta e escritor Benno Bernardo Kist, que encerra a agenda desta quinta. Além disso, a Gazeta do Sul traz, encartado na edição desta quinta, um caderno especial sobre a história da imigração no município.
De acordo com Paulo Trinks, da comissão dos festejos, a comunidade está convidada a apreciar a programação, especialmente a partir das 17 horas, quando ocorre o descerramento da placa comemorativa, em Linha Santa Cruz.
Publicidade
LEIA MAIS
– Sábado será para prestigiar o 1º Torneio da Imigração
– Programação comemora os 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz
Programação
11h45 – Apresentações artísticas junto ao trevo Fritz e Frida, com a presença da imprensa e gravação do Jornal do Almoço, veiculado pela RBS TV.
13 horas – Ainda no trevo Fritz e Frida, haverá recepção ao cônsul-geral da República Federal da Alemanha, Michael Serra.
Publicidade
13h15 – Almoço, seguido de recepção, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para autoridades convidadas.
15 horas – Visitação à Excelsior Alimentos, com previsão de passagem pelo Distrito Industrial e alguns pontos turísticos.
17 horas – Descerramento da placa alusiva aos 170 anos; plantio de muda de Carvalho Alemão ao lado da antiga cooperativa, em Linha Santa Cruz; e lançamento do projeto Forno Comunitário da Imigração.
Publicidade
20h30 – Culto ecumênico com caminhada das lanternas na Igreja Católica Santos Mártires de Linha Santa Cruz.
21h30 – O jornalista e escritor Benno Bernardo Kist lança o livro, Carl & Ciss – Crônicas da Colônia Alemã, no pavilhão da Comunidade Católica.
Publicidade