Santa Cruz do Sul

Ações fazem vacinação contra a gripe avançar em Santa Cruz do Sul

Iniciada há sete dias, a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza avança rapidamente em Santa Cruz do Sul. Na semana passada, as aplicações foram exclusivas para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde, mas desde a segunda-feira crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da educação também estão aptos. Para a população geral, a alternativa é adquirir a dose na rede particular para garantir a proteção antes da chegada do inverno.

LEIA MAIS: Santa Cruz amplia grupos para vacinação contra a gripe

Além de disponibilizar as vacinas nos postos, a Secretaria Municipal de Saúde abriu três unidades no último sábado ao longo de todo o dia, com o objetivo de ampliar a oferta de horários. Somadas, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Arroio Grande e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Clementina Martini e Verena imunizaram 446 idosos e 50 profissionais de saúde, de modo que o município alcançou 19,42% de cobertura no primeiro grupo e 9,04% no segundo.

Publicidade

“Foi importante para oportunizar a vacinação desses grupos prioritários e fazer com que os próximos sejam tão bem acolhidos como esses primeiros foram”, avalia o coordenador do Programa Municipal de Imunizações, Roger Rodrigues Peres. Já o vice-prefeito e secretário de Saúde, Elstor Desbessell, considera que a mobilização obteve um resultado satisfatório. “Nossa gestão está comprometida em promover saúde para a população. As ações de imunização seguirão acontecendo, e esperamos que a comunidade atenda ao nosso chamado.”

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz amplia vacinação bivalente contra a Covid-19 para o público com comorbidades

O público geral que não está contemplado pela campanha, mas tem interesse, pode recorrer à rede particular para obter a vacina. Uma das opções é a Clínica Imuniza, que oferece a aplicação por R$ 96,00, mas há valores diferenciados para convênios e empresas. Conforme a proprietária Fernanda Bastos, a demanda cresce à medida que o frio se intensifica. “Por enquanto, são as empresas que estão procurando mais para imunizar os funcionários e evitar a exposição ao vírus”, observa. Todas as pessoas com mais de 6 meses de idade podem receber a dose, exceto aquelas que têm alergia a algum componente da vacina.

Publicidade

Chama a atenção também para o tempo necessário até o imunizante fazer efeito. “É importante que seja feita o quanto antes, pois demora cerca de 14 dias para proteger completamente.” Há ainda uma diferença entre o SUS e a rede particular. O primeiro oferece a vacina trivalente, que protege contra as cepas H1N1, H3N2 e uma variante do Influenza B. Já a segunda dispõe da tetravalente, oferecendo a proteção já citada e mais uma extra contra outra variante do tipo B.

LEIA MAIS: Por que é importante se vacinar contra a gripe todos os anos

Venâncio Aires

A Capital do Chimarrão também se mobilizou no último sábado com o Dia D da imunização. A ação ocorreu em cinco unidades de saúde, onde foram aplicadas 904 doses em pessoas do grupo prioritário. Na ocasião, também foram aplicadas 92 doses de rotina e 188 contra a Covid-19, sendo 148 em adolescentes e adultos e 40 em crianças. A campanha segue em Venâncio até o dia 31 de maio, com atendimento nas ESF Gressler, Santa Tecla, Coronel Brito, Tabalar e Macedo e na UBS Central.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.