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Café empresarial

Ações de marketing exigem planejamento

Pensar o marketing como uma ação unicamente de publicidade é um erro muito comum no mundo dos negócios. Gestores que agem assim tendem a limitar a eficácia dos resultados que poderiam obter se o vissem como algo mais amplo, que deve envolver todos os processos da empresa.

A orientação é do empresário e especialista em marketing Janclei Frömming, palestrante do Café Empresarial de agosto, realizado na manhã dessa terça-feira, no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul. Marketing como aliado estratégico, tema do encontro, reuniu empresários e profissionais de empresas com o objetivo de trocar conhecimentos e oportunizar o networking. Um dos principais eventos da programação da ACI, o Café Empresarial é promovido mensalmente com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e Universidade de Santa Cruz (Unisc), com o apoio da Café Preto.

Empresário da área de publicidade, com formação em Mar-keting Digital e em Gestão Empresarial, Frömming abordou os vários aspectos que envolvem o marketing, desde a parte conceitual básica às estratégias para usufruir de seus benefícios.

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“Planejamento é fundamental. Planejar aonde a empresa quer chegar e buscar aliados que possam auxiliar nessa caminhada é a atitude que diferencia o gestor estratégico do gestor operacional”, esclareceu o palestrante. O gestor operacional muitas vezes tende a resolver tudo sozinho, centralizar as ações e pode, mesmo conhecendo bem o negócio, não ver as oportunidades de divulgação disponíveis ou usá-las de forma inadequada, obtendo resultados bem abaixo do esperado.

Ao contrário, o gestor estratégico envolve todos os setores no processo e, quando necessário, busca a orientação de profissionais para executar de forma eficaz as ações. Nesse caso, os investimentos, mesmo que pequenos, são potencializados e as chances de êxito, bem maiores.

Frömming também apresentou dicas para melhorar os resultados. Divulgar nas redes sociais, criar “personas” (identificar as características e comportamentos dos principais clientes) para direcionar as ações, entender o ambiente digital são atitudes simples para uma boa estratégia de marketing.

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“O custo para atrair novos clientes é cinco vezes maior do que para mantê-los”, alertou. Por isso, manter uma divulgação contínua da marca, falar com os clientes e criar canais de relacionamento, oferecendo vantagens para quem compra seus produtos e serviços, também é recomendado. “Assim, os recursos aplicados serão de fato investimentos e não gastos”, conclui. 

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