O Programa Patrulha Agrícola, iniciativa da Secretaria de Agricultura (Seagri), segue ativa na assistência aos agricultores do interior de Santa Cruz do Sul. Nos últimos dias, o serviço vem concentrando seus esforços na reabertura e limpeza de valas de drenagem dos solos de várzea.
Conforme o titular da pasta, secretário Décio Luís Hochscheidt, a iniciativa é importante porque muitos canais foram danificados durante a enchente de maio e, sem eles recuperados, os agricultores não terão condições de plantar. As valas servem para o escoamento de água e passam por várias propriedades. Atualmente, há duas escavadeiras na base de Rio Pardinho executando a tarefa.
LEIA TAMBÉM: Desfile Farroupilha acontece na manhã desta sexta em Santa Cruz; veja a ordem de apresentação
Nesta semana, máquinas trabalham na reabertura e limpeza das valas nas localidades de Travessa Bohnen, Linha Sete de Setembro e em Quarta Linha Nova. A ação vem sendo executada desde o final de maio e já atingiu mais de 10 quilômetros de vala, em áreas como Ponte Rio Pardinho, Rio Pardinho Centro e Quarta Linha Nova Baixa.
Publicidade
Por enquanto, a iniciativa segue focada no atendimento a áreas que sofreram com a enchente. Após conclusão dos trabalhos em Rio Pardinho, as localidades de Reserva dos Kroth, Seival e São José da Reserva também receberão a mesma melhoria.
Além disso, o Programa Patrulha Agrícola mantém outras frentes de trabalho em diversas localidades do interior, com uma escavadeira trabalhando em Linha Brasil e outra Quarta Linha Nova, uma retroescavadeira em Linha João Alves e uma escavadeira em Entrada São Martinho. Além disso, duas retroescavadeiras estão trabalhando na região de Linha Antão, com dois caminhões trazendo cascalho para melhorar o acesso às propriedades dos colonos. Somente em 2024, a Patrulha Agrícola já atendeu mais de 500 produtores rurais.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙