As obras para conclusão do muro em torno do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul foi a pauta de uma reunião realizada na manhã de quarta-feira (2), na Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul. Uma comitiva com representantes do Judiciário, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), diretoria do Presídio Regional, Delegacia Penitenciária Regional e Conselho Municipal de Execução Penal estiveram reunidos com o presidente da ACI, Ario Sabbi, em busca do apoio da entidade para dar sequência à obra.
Sem a proteção do muro, parcialmente construído, fica mais difícil conter os apenados em caso de fuga, gerando um clima de insegurança tanto para quem mora nas proximidades do presídio quanto para a sociedade como um todo. O contato dos presidiários com pessoas de fora também se torna mais fácil. Com base nesses fatos preocupantes relatados pelas autoridades que participaram do encontro, o presidente da ACI oficializou o apoio da entidade como articuladora de uma ação para conclusão do muro. “Seremos os interlocutores desta demanda junto a várias entidades e organizações do município e da região. Afinal, o presídio tem a abrangência regional, portanto torná-lo apto a cumprir a sua finalidade, melhorando a sua estrutura física, é um compromisso e interesse de todos os municípios que estão em sua jurisdição”, destaca Ario Sabbi.
A intenção da entidade, segundo o presidente, é ir além das obras do muro, e provocar um amplo debate sobre a segurança pública na região, envolvendo os principais agentes públicos ligados ao setor e as organizações representativas da sociedade. “Como entidade que representa os diversos segmentos empresariais do município, com 97 anos de atuação, entendemos que a ACI pode capitanear essa mobilização em busca de soluções para o estado de insegurança que vivenciamos hoje”, argumenta Sabbi.
Publicidade
Participaram do encontro o juiz da Vara de Execuções, Assis Maciel, o presidente do Conselho de apoio à Susepe, Roberto Bandeira, o diretor do Presídio Regional de SCS, Aledison Picolini, o delegado Penitenciário Regional, Eliseu Ferreira, o delegado substituto da 8ª região, Elton Ribeiro, e a representante da ACI no Conselho Municipal de Execução Penal e Diretora Social da entidade, Cledi M. Hilbig.