Promover uma sessão de negócios, em Santa Cruz do Sul, voltada ao Turismo. Essa é a mais recente ação que está mobilizando o grupo de Turismo formado pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul. Com o nome de RodaTUR, o evento será realizado no dia 25 agosto, com início às 14h, no Aquárius Flat. A iniciativa integra a programação da nova edição da Semana do Empreendedor do município, promovida pela Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz (Assemp) e coordenada pela Associação Santa Cruz Novos Rumos (Ascnor), que acontecerá no período de 22 a 28 de agosto.
Diferente da metodologia de uma rodada de negócios tradicional – onde empresas compradoras listam suas demandas e recebem empresas vendedoras em encontros pré-agendados – o RodaTUR terá mais as características de um encontro para troca de cartões e prospecção de negócios. “Não haverá diferenciação entre vendedoras e compradoras, as empresas poderão negociar livremente”, explica Lucas Rubinger, vice-presidente da ACI e coordenador do grupo de Turismo da entidade. Segundo o dirigente, a ideia foi inspirada na experiência bem-sucedida da ACI na promoção de Rodadas de Negócios. “Pensamos em fazer algo semelhante voltado ao Turismo, por ser um segmento que envolve uma ampla malha de negócios”, salienta.
O Sebrae/RS será parceiro da entidade nesta iniciativa e o responsável por conduzir a dinâmica do evento. Com o auxílio de um software, serão programados os encontros entre as empresas inscritas. Cada uma terá o tempo máximo de 2 minutos por encontro para fazer contato, trocar cartões ou iniciar um possível negócio. “Isso exige que o participante tenha foco e seja muito objetivo em sua abordagem”, ressalta o técnico do Sebrae/RS, Diego Zenkner. Ele afirma que é justamente essa agilidade o grande diferencial para o sucesso do evento. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia de Santa Cruz já confirmou o seu apoio à RodaTUR.
Publicidade
Diversidade de segmentos
O Turismo é uma atividade econômica que interage com 52 outras atividades produtivas da economia, segundo os especialistas. Hotéis, bares e restaurantes, junto com a infraestrutura turística, as agências receptivas e operadoras de viagens e os organizadores de eventos constituem a cadeia principal. A esta se unem outras mais, como as atividades de patrimônio natural, histórico e cultural, transporte, construção civil, equipamentos de hotelaria, indústria moveleira e de confecções, produção e fornecimento de alimentos e bebidas e indústria de toucador, além do comércio em geral.
“De um ônibus aos talheres de um restaurante, são inúmeras as possibilidades de negócios que podem ser geradas nesta área”, argumenta Leoni Villa, diretora do Departamento de Turismo da ACI. Por esta razão a RodaTUR é visto pelo grupo como uma oportunidade para a participação de um amplo leque de empresas.
Publicidade
Organizações interessadas em participar da RodaTUR podem entrar em contato com Nattany, na ACI, pelo fone (51) 3713-1400 ou e-mail (cursos@acisantacruz.org.br).
O grupo
Composto por empresários e coordenado pela ACI, o grupo de Turismo iniciou suas atividades no final de 2015, com a proposta de encontrar meios para alavancar o segmento no âmbito local e regional. Após vários encontros para elaboração de um planejamento estratégico que definisse os caminhos para se atingir esse objetivo, este ano o trabalho começou a ser colocado em prática.
Publicidade
A vinda de especialistas nas áreas de projeto e captação de recursos ao município, para uma palestra de sensibilização sobre as oportunidades de negócios geradas pelo Turismo, em abril, foi a primeira ação oficial do grupo. Agora, a ideia é partir para a geração efetiva de possibilidades negócios entre empresas locais e da região, ligadas direta ou indiretamente ao setor.
This website uses cookies.