Categories: Regional

ACI comemora 98 anos de representação empresarial com foco na próxima década

No dia 2 de janeiro de 1918, há exatos 98 anos, a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul iniciava suas atividades no município.  A data histórica é o ponto de partida para as comemorações dos 100 anos da entidade que serão celebrados em 2018. A atual gestão, presidida por Ario Sabbi e o vice, Lucas Rubinger, planeja uma intensa programação que será definida com a formação da comissão organizadora dos festejos ao rumo centenário da entidade.  A iniciativa é somente uma das ações de um projeto maior denominado ACI 2015-2025, cujo objetivo é preparar o desenvolvimento da entidade para a próxima década.

A proposta começou a ser discutida a partir dos encontros para elaboração do planejamento estratégico da entidade, no final da gestão passada.  A ideia agora se tornou uma bandeira da nova gestão. Para o presidente Ario Sabbi esse trabalho de articulação e planejamento de longo prazo é uma forma de assegurar a continuidade da ACI. “Nosso compromisso é aproveitar os ensinamentos colhidos ao longo dos 98 anos de atuação da ACI para preparar as mudanças necessárias ao aperfeiçoamento de sua estrutura de gestão, a fim de definir o papel representativo que irá desempenhar junto à comunidade regional nos próximos 10 anos”, destaca Sabbi.

Primeira entidade empresarial de Santa Cruz do Sul e a maior, em número de associados, a ACI tem sua história ligada ao desenvolvimento regional e ao fortalecimento dos setores empresariais, bandeiras que sempre defendeu e apoiou. O ideal associativista foi o objetivo que motivou a criação da ACI e que até hoje orienta sua atuação. Esse poder de interlocução com os vários segmentos da sociedade civil organizada, aliados aos valores praticados pela entidade, pelos quais é reconhecida – credibilidade, ética, comprometimento, responsabilidade socioambiental, liderança, qualidade, atitude apartidária, profissionalismo e compromisso com a sustentabilidade – dão à ACI papel de relevância e de grande influência na cena social, política e econômica regional. Por conta desta trajetória que o projeto ACI 2015-2025 revela sua importância.

Publicidade

O ponto de partida para implantação desta iniciativa é o processo sucessório. A formação de lideranças comprometidas com essa proposta de desenvolvimento é fundamental, por isso a atual gestão trouxe para a Diretoria pessoas com perfil e interesse em futuramente assumir a presidência da entidade. “A exemplo do que aconteceu na década de 90, quando várias lideranças empresariais se integraram à ACI com a finalidade de implementar um projeto de mudança e expansão representativa, estamos agora preparando um novo ciclo de desenvolvimento da entidade”, pontua o vice-presidente.

Mudança de cultura

A intenção, segundo Rubinger, é envolver o grupo nas ações da ACI para que conheça sua forma de atuação e participe da construção deste projeto. “Estamos planejando ações a curto, médio e longo prazo”, salienta.  O incentivo ao programa de gestão pela qualidade na entidade, que segue o modelo da excelência do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP,) é uma das metas de curto prazo já em fase de implementação.  “Preparar a ACI para concorrer novamente à disputa do prêmio, como ocorreu no passado recente (2007), quando conquistou a Medalha Bronze, é um projeto futuro para o qual já estamos trabalhando agora”, afirma o vice-presidente.  A retomada da parceria nas atividades do Comitê Regional de Santa Cruz do Sul do PGQP é outra ação em andamento.  Em setembro, o Comitê, em parceria com a ACI, promoveu uma sensibilização e dois cursos para organizações locais que com termo de adesão.

Publicidade

O projeto prevê também mudanças no relacionamento com entidades co-irmãs, inclusive de outras regiões, e federações o que já foi colocado em prática com a recente parceria firmada entre a ACI a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL). A partir deste convênio os associados de ambas as entidades poderão usufruir dos mesmos benefícios. Segundo Rubinger, a cooperação e o trabalho em parceria são caminhos para viabilizar essa integração.

Na gestão interna a ACI também está implantando inovações como a remodelação das mensalidades, que visa flexibilizar a relação do associado com a entidade.  Outras ações nesta linha foram as tratativas para ampliar as relações com a ABRH/RS, o que deverá potencializar o setor de estágios na entidade, além das mudanças implementadas na área de desenvolvimento empresarial.  A ACI diversificou sua plataforma de treinamentos. Desde outubro, novos consultores passaram a integrar o time de instrutores da entidade. Houve também uma alteração na forma de divulgar os cursos, com maior utilização dos meios virtuais. O principal foco das mudanças é ofertar treinamentos de qualidade a preços mais acessíveis.

Essas propostas buscam a construção de uma nova visão da ACI perante seus associados, como uma fonte de informação e oportunidades para o desenvolvimento das empresas – seja no campo de gestão, de pessoas, de representatividade – e como facilitadora de contatos de negócios. 

Publicidade

 “Nesse momento de incertezas no cenário político e econômico do País é importante que as empresas permaneçam focadas no desempenho de seus negócios e a ACI pode contribuir muito com as organizações por meio da qualificação e da informação”, ressalta o presidente.

O retorno do Escritório Regional da Junta Comercial para o prédio da ACI que agora passa a ser gestora da Unidade, a engajamento da entidade à campanha Reage/RS, que pede aos gaúchos para dizer não ao medo neste momento de crise – bem como o apoio ao projeto anticorrupção, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do RS (Sinduscon-RS), além do lançamento da edição regional do Prêmio Líderes e Vencedores, em uma parceria da ACI com a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, são exemplos de ações que demonstram o comprometimento da atual gestão com o presente e o futuro da entidade.

Outro passo importante dado pela ACI no campo da representatividade foi a criação de um grupo propositivo formado por lideranças de várias entidades e organizações para levar propostas aos candidatos às eleições municipais de 2016.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.