Santa Cruz do Sul

ACI apoia projeto de lei que desobriga licenciamento dos bombeiros em atividades de baixo risco

A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul é favorável à aprovação do Projeto de Lei Complementar 182/2022, que propõe acabar com a necessidade da emissão do licenciamento do Corpo de Bombeiros para atividades de baixo risco no Rio Grande do Sul. De autoria do Executivo Estadual, a ementa está em tramitação na Assembleia Legislativa. Se for aprovada, vai beneficiar 732 atividades de baixo risco no Rio Grande do Sul, de um total de 1.332, colocando o Estado em posição de destaque no ranking da competitividade no cenário nacional.

Em documento encaminhado aos deputados gaúchos, a ACI pede a aprovação do PLC 182. Entre os argumentos em defesa da medida, a entidade destaca maior agilidade às ações empreendedoras, além de incentivo e segurança jurídica na atração de investimentos. Outro benefício apontado é a possibilidade de obter a tão desejada integração entre Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Secretaria da Fazenda do Estado e Junta Comercial. Proporcionar o alinhamento entre a Lei da Liberdade Econômica e a legislação atual que rege o risco também é uma das vantagens do projeto.

LEIA TAMBÉM: ACI cria Núcleos de Empreendedores da Zona Sul e da Zona Norte

Publicidade

De acordo com o presidente da ACI, César Cechinato, a medida vem apoiar a atuação do Transforma RS. Por meio da colaboração de várias entidades e organizações, essa iniciativa trabalhou de forma intensa nos últimos três anos para identificar os gargalos legais, técnicos, operacionais e políticos de cada agente. O objetivo de construir uma agenda única e positiva resultou no projeto que agora aguarda aprovação da Assembleia. “Entendemos que o PLC 182, por representar apenas uma desburocratização e não alterar as obrigações funcionais dos protocolos de Proteção e Combate ao Incêndio para nenhuma atividade, como as previstas na Lei Complementar 14.376/2013, é um grande avanço e precisa ser aprovado”, salienta Cechinato.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.