As prefeituras do Vale do Rio Pardo estão trabalhando de modo incessante para liberar o tráfego entre os municípios. Em virtude das enchentes da semana passada, a principal rodovia da região, a RSC-287, ficou severamente danificada, tendo ocorrido a queda de cabeceira de pontes, bem como destruição total de alguns trechos de asfalto. Na manhã deste sábado, 11, o prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, informou que está possibilitado o deslocamento entre Vera Cruz e Candelária, através da localidade de Albardão, em Rio Pardo.
Segundo o chefe do Executivo vera-cruzense, equipes trabalharam durante toda essa sexta-feira, 10, para liberar o acesso. Neste sábado, a expectativa é de que os serviços continuem nos trechos mais críticos, em direção à localidade do Pinheiro, em Candelária, onde ainda são necessárias melhorias. O tempo de viagem entre Vera Cruz e o centro da Terra do Botucaraí é estimado em uma hora e catorze minutos.
LEIA TAMBÉM: Feira da Produção é adiada para julho e gincana terá nova data
Publicidade
Além de ir de Santa Cruz do Sul a Candelária por esse trajeto, é possível, também, o deslocamento a Cachoeira do Sul, acessando a ERS-403. Contudo, um apelo feito pelo prefeito é que não haja tráfego de carretas e caminhões muito pesados na estrada do Albardão. O motivo é a umidade do solo. “Para manter a acessibilidade para questões emergenciais, pedimos que apenas veículos leves e caminhonetas utilizem a estrada”, disse. Segundo ele, se houver trânsito pesado, a via não vai resistir, de modo que o acesso será interrompido novamente.
Outra frente de trabalho atua, ainda, conforme Becker, na estrada da localidade de Coxilha Mandelli, localidade do interior de Vera Cruz que faz divisa com a Rebentona, em Candelária, na tentativa de também liberar o acesso ao município vizinho por lá.
LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires projeta reconstrução de Vila Mariante em novo local
Publicidade
Falta de luz
O prefeito Gilson Becker acompanha de perto os trabalhos executados pela RGE em localidades de Vera Cruz que ainda sofrem com a falta de energia elétrica, devido à queda de postes. É o caso das regiões de São João e São Jacó. Nesta última, a previsão, conforme Becker, é de que a luz seja restabelecida ainda neste domingo, 12.
Em São João, porém, a estimativa é de que o serviço demore um pouco mais. Isso porque 11 postes caíram devido a deslizamentos de terra na localidade. Não há previsão para que a luz volte às casas.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade