Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Remédios

Acesso a medicação gratuita facilita tratamento da psoríase

As estimativas mostram que aproximadamente 10% dos pacientes ficam, hoje, totalmente à mercê da doença que é grave e traz impactos não só do ponto de vista clínico, mas de qualidade de vida. Para um paciente com câncer, por exemplo, o impacto é enorme, mas como não há, na grande parte deles, lesões visíveis, as demais pessoas não têm medo de sua aparência. Já a psoríase, pelas alterações muito visíveis, é origem de muito preconceito. A médica associada da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS, Jaquelini Barboza, acredita que haverá uma mudança muito impactante na forma como é feito o tratamento de pacientes de casos mais graves.

– Estudos mostram que a psoríase atinge quase 2% da população brasileira e o acesso mais fácil aos medicamentos será um grande alento a todos os pacientes. A estimativa é que o Governo Federal disponibilize em estoque os medicamentos, a partir de fevereiro ou março de 2019 – explica.

Segundo a médica, um dos grandes problemas atuais é a falta de diagnóstico correto e a utilização de pomadas ineficazes, prática que aumenta a inflamação. A psoríase, segundo a dermatologista, é uma doença de pele que acomete todas as faixas etárias por meio de placas vermelhas com escamas, mais prevalentes nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo, mas também podem aparecer em outras partes do corpo, inclusive no rosto. A psoríase também está relacionada com a depressão e pode estar associada a outras doenças que afetam órgãos como o coração, as articulações, olhos e até intestinos.

Publicidade

– A psoríase é uma doença crônica, imuno-mediada e que necessita de tratamento a longo prazo. A incorporação dos imunobiológicos foi uma grande vitória. Precisamos manter os movimentos de conscientização para os pacientes e também aos profissionais da saúde de que há diversos tratamentos eficazes para o controle desta dermatose que em muito afeta a qualidade de vida – explica a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD-RS, Clarissa Prati.

Esclarecimentos sobre a doença foi o tema de um evento inédito realizado na cidade de Santa Cruz do Sul, em prol do Dia Mundial da Psoríase. O encontro, em 29 de outubro, reuniu ao redor de 120 pessoas vindas de mais de sete cidades da região, que doaram 1 kg de ração ao Abrigo São Francisco, localizado na cidade de Santa Cruz do Sul. A iniciativa teve o apoio da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz (ACI) e da Psoríase Brasil, uma entidade sem fins lucrativos de apoio ao paciente.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.