Cultura e Lazer

Acervo pessoal de Milton Keller vai estar em exposição na Casa das Artes a partir de terça

Ao longo dos últimos quatro anos, em duas gestões, o arquiteto santa-cruzense Milton Roberto Keller presidiu a Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, mantenedora da Casa das Artes Regina Simonis, na esquina das ruas Marechal Floriano com Júlio de Castilhos. Neste início de ano, ele já transferiu o cargo para a sucessora, a também arquiteta Carolina Knies. Bastou que deixasse a diretoria para, em feliz coincidência, agora responder pela próxima atração na agenda do local. Nesta terça-feira, 31, parcela do próprio acervo de colecionador se transformará na primeira exposição de 2023, sob o título Universo Particular.

A mostra até já estava alinhavada desde o ano passado, tendo sido idealizada por Danúbio Zitzmann, responsável pela agenda da Casa das Artes durante as duas gestões de Keller. Assim, na primeira atração efetiva do calendário do novo ano, cerca de 17 telas do acervo de Milton, todas óleos, poderão ser conferidas pela comunidade até o dia 11 de março. Ainda compõem o conjunto algumas gravuras e uma escultura, de Carlos Tenius.

LEIA TAMBÉM: Oficina Moda Barbie apresenta produções em desfile

Publicidade

Uma das telas de autoria de Milton Keller

Entre elas estarão inclusive duas obras de autoria do próprio Milton, rara ocasião em que permitirá ao grande público visualizar essas incursões dele pelo mundo da criação artística. Frisa que isso ocorreu há vários anos no contexto de uma ação coletiva com Arte, Moda, Design e Arte Floral, no Centro de Cultura Jornalista Francisco Frantz. Ele respondeu pelo item “arte”, com quatro telas explorando abstracionismo figurativo; das quatro, duas incluirá na mostra. “Depois, nunca mais pintei. Por isso, é registro de uma época”, diz.

Arquiteto formado pela Ritter dos Reis, de Porto Alegre, e mestre em Desenvolvimento Regional pela Unisc, em 2001, ainda fez duas outras pós-graduações. Já no tempo do mestrado começou a lecionar no Curso de Arquitetura da Unisc, ao qual segue vinculado. A área de atuação, em Arquitetura, acabou sendo a via de exploração da vocação para o mundo da arte, que vem de família. O pai, Mario Milton Keller, foi ligado à tradicional loja Keller Niedersberg, enquanto a mãe, Lory, se dedicou a atividades junto a inúmeras entidades. Enquanto os três irmãos mais velhos, Miguel, Marina e Maurício, demonstravam interesse pela música, Milton, talvez por influência da mãe, simpatizava com a pintura, o desenho, as visuais, que o levaram à arquitetura.

LEIA TAMBÉM: História de Guido Hoff, ex-prefeito de Vera Cruz, será retratada em livro

Publicidade

Olhar contemporâneo

O acervo de arte do arquiteto Milton Keller conforma recorte diferenciado da produção de alguns dos mais relevantes artistas plásticos contemporâneos do Rio Grande do Sul, referenciais no panorama brasileiro. Ele recorda que por muitos anos recebeu consultoria do marchand Decio Presser, cuja Arte&Fato Galeria, de Porto Alegre, era antenada com itens de qualidade e de vanguarda.

Uma obra de Eduardo Vieira da Cunha

Assim, peças da coleção dele poderão agora ser conferidas pelo grande público. É o caso de telas a óleo e gravuras de expoentes como Eduardo Vieira da Cunha, Britto Velho, Ina Fantoni, Ado Malagoli, Antônio Soriano, Ruth Schneider, Ubiratã Braga, Glória Yen Yordi e Elton Manganelli, entre outros.

LEIA TAMBÉM: Grupo argentino de jazz fará três apresentações na região

Publicidade

E não poderiam faltar representantes locais ou regionais. Estão na lista a artista plástica Marcia Marostega, natural de Santa Rosa e radicada em Santa Cruz, sendo, atualmente, uma das principais artistas em atividade no Estado; e igualmente a santa-cruzense Ana Mähler, também arquiteta, radicada em Porto Alegre. Às telas junta-se ainda uma escultura do mestre Carlos Tenius, num conjunto muito inspirador.

Serviço

  • O quê: abertura da exposição Universo Particular, com obras de arte da coleção pessoal do arquiteto santa-cruzense Milton Roberto Keller
  • Onde: na Casa das Artes Regina Simonis, na esquina das ruas Marechal Floriano com Júlio de Castilhos
  • Quando: na próxima terça-feira, 31, a partir das 19h30; o acervo permanece no local para visitação até o dia 11 de março, de segundas a sextas, das 10 horas ao meio-dia e das 12h30 às 16h30, e sábados, das 10 horas às 15 horas.
  • Acervo: a mostra, com 17 telas, gravuras e escultura, contempla alguns dos mais relevantes artistas plásticos contemporâneos no Rio Grande do Sul
  • Promoção: Associação Pró-Cultura de Santa Cruz, com apoio de CasaArt, Saccaro, Uniflex e Arquitetura Contemporânea e design de Tauris DesignLogos
  • Informações: pelo telefone (51) 3056 2086

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.