Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Acervo digital reúne dados sobre o Cinturão Verde

Lançamento ocorreu na manhã dessa quarta-feira, na Procuradoria Geral do Município. Foto: Clarissa Gomes

O Movimento pelo Cinturão Verde, lançado em janeiro deste ano com o objetivo de preservar o corredor ecológico que circunda Santa Cruz do Sul, ganhou um acervo digital. A ferramenta, incluída na página principal do site do Município, conta com links e informações sobre a iniciativa, como mapas das áreas do Cinturão, editais, apresentações e publicações.

A plataforma foi lançada na manhã dessa quarta-feira, 11, em evento realizado na Procuradoria Geral do Município. A apresentação contou com presença da secretária de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Josiane Luiza Frantz. O coordenador do movimento e presidente do Conselho de Gestão Socioambiental de Santa Cruz, José Alberto Wenzel, afirmou que o acervo tem diversas informações didáticas sobre o Cinturão Verde. “Todas estão transparentemente disponíveis e gostaríamos que a população analisasse”, disse.

LEIA TAMBÉM: Comerciários protestam contra o trabalho aos domingos em Santa Cruz

Publicidade

Wenzel foi o responsável por apresentar as proposições do movimento para 2025. Entre elas, destacou a instrumentalização do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); a redução progressiva do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na área e a proposta do Programa Sistêmico de Preservação Ambiental (cashback). “São questões que precisam ser trabalhadas dentro do Executivo e irem à Câmara de Vereadores para apreciação e aprimoramento”, afirmou.

A próxima reunião do Movimento pelo Cinturão Verde está marcada para a segunda semana de janeiro, com data a ser confirmada. “Isso dependerá do próximo governo, mas como sou presidente do conselho, ao menos até o dia 31, já agendamos o próximo encontro”, disse em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9. O evento contou ainda com a participação da banda Ramal 314, que apresentou duas músicas com temáticas ambientais e o hino do Cinturão Verde, que será gravado oficialmente nos próximos dias.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz volta a aumentar participação no rateio do ICMS

Publicidade

A prefeita Helena Hermany agradeceu pelo trabalho feito em benefício do Cinturão Verde e destacou a participação de Wenzel. Segundo ela, esse esforço não possui um ponto determinado, mas um olhar global e socioambiental. “Olhar para todos os lados, todos os atores da cena maravilhosa que temos aqui”, salientou. Ela ainda incentivou os colaboradores e voluntários para que continuem o trabalho ambiental realizado no município.

*Colaborou o jornalista John Kaercher Machado

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.