Dentro do viés solidário, a Procissão das Criaturas realizou mais uma ação social para incentivar o interesse de crianças pela leitura e o universo lúdico por meio de personagens e histórias. Durante a tarde da última segunda-feira, 26, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), os alunos do projeto AABB Comunidade puderam participar de uma oficina e aprender a confeccionar figurinos de seus heróis favoritos. A atividade foi realizada por Eduardo Dalla Costa, um dos organizadores da Procissão; pelo cosmaker Rafael Amorim e colaboradores do AABB Comunidade.
Segundo Amorim, além de desenvolver a cultura, a oficina tinha como finalidade mostrar aos alunos que eles podem usar a criatividade para elaborar acessórios de seus personagens favoritos, como capacetes e máscaras, usando materiais facilmente encontrados em casa e recursos simples e baratos. Ou seja, todos poderão estar fantasiados no dia 29 de outubro, quando ocorre a Procissão das Criaturas. “Queríamos trabalhar isso com eles, demonstrar o que é a arte do cosplay e depois ensinar como funciona. Não adianta só fazer a roupa, tem que interpretar o personagem”, explicou.
LEIA TAMBÉM: Procissão das Criaturas fará grande entrega cultural para Santa Cruz do Sul
Publicidade
A Procissão das Criaturas se envolve com o projeto AABB Comunidade para trazer um pouco do lúdico, com personagens dos filmes e séries da literatura, segundo Dalla Costa. “Junto com meu colega Rafael, o objetivo foi apresentar novos conteúdos, uma nova experiência para escolas municipais que talvez não tenham um conteúdo tão específico para explorar na rotina.”
Outra intenção foi despertar o interesse por novas histórias. “A curiosidade faz parte do aprendizado e a inovação tem o papel de despertar isso – conteúdos muitas vezes já conhecidos sob um novo olhar”, salientou Dalla Costa.
LEIA MAIS: Procissão das Criaturas entra oficialmente para calendário de eventos do Rio Grande do Sul
Publicidade
Dentro do projeto AABB Comunidade, são incluídas centenas de crianças em situação de vulnerabilidade social de oito escolas da rede municipal. “No programa, nós temos três pilares que trabalhamos: a comunidade, a família e a escola”, explica a coordenadora pedagógica Tatiane Ramos. Nos turnos da manhã e da tarde, os alunos participam de oficinas de culinária, dança, esportes, informática e outras áreas.
Tatiane destacou que a realização das atividades com as crianças é um aprendizado constante e proporciona novas oportunidades para descobertas. “Nós ensinamos muitas coisas, mas ao mesmo tempo aprendemos muito com eles. Acho que esse vínculo tem muito a agregar, eu adoro fazer parte”, salientou.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: procissão das Criaturas tem novidades para a edição deste ano
Publicidade
Quem tiver interesse em atuar como voluntário no projeto AABB Comunidade, para ministrar uma oficina e apresentar algum conteúdo interessante para as crianças, deve procurar a Secretaria Municipal de Educação.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.