Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEIO AMBIENTE

Ação pelo Cinturão Verde apresenta primeiros dados

Foto: Rafaelly Machado

Wenzel falou da importância da realização dos estudos e ações práticas no Cinturão

O Movimento pelo Cinturão Verde lançou oficialmente suas atividades em Santa Cruz do Sul. Em reunião realizada nessa sexta-feira, 19, foram apresentadas as primeiras informações coletadas sobre o corredor ecológico, levantamento exibido pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade e Planejamento e Governança. Autoridades municipais, integrantes do Conselho Municipal de Gestão Socioambiental e entusiastas da causa ambiental participaram do evento.

A secretária de Meio Ambiente, Simone Schneider, falou sobre dados gerais do Cinturão Verde, assim como o objetivo do grupo. “O levantamento demonstra que estamos no caminho certo com relação à conservação e preservação do Cinturão”, disse em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM.

LEIA TAMBÉM: Centro de Santa Cruz recebe a 1ª Cãominhada neste domingo

Publicidade

Simone apresentou o histórico do corredor ecológico, composto por oito períodos. Segundo ela, o nono iniciou-se em 19 de janeiro deste ano, com a criação do Movimento pelo Cinturão Verde. Também fez referência ao dia 26 de maio, data que marca os 30 anos da demarcação do Cinturão, feita pelo ex-prefeito Edmar Hermany. “Fizemos questão de trazer tudo sobre o histórico. Isso faz com que tenhamos um olhar ainda mais especial para o Cinturão”, afirmou. 

Na sequência, a secretária de Planejamento e Governança, Karianne Pacheco, apresentou dados cadastrais da área estrutural do Cinturão. Conforme ela, foi feito o levantamento de propriedades e áreas urbanas junto ao Plano Diretor, que rege a urbanização e o controle dos empreendimentos e aprovações dentro do Cinturão Verde. A secretária elogiou o trabalho. “As secretarias estão bem assessoradas. É um trabalho multidisciplinar interessante.”

Para saber mais sobre a atuação do Movimento pelo Cinturão Verde, uma cartilha com informações sobre proposições, atividades e ganhos está disponível no site da Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Serviços podem provocar desabastecimento em algumas localidades na próxima semana; veja quais

Atenção para a causa

O ambientalista, ex-prefeito e líder do Conselho de Gestão Socioambiental, José Alberto Wenzel, se disse feliz e emocionado e elogiou a participação do público na reunião. Para ele, o próximo passo, que envolve a integração das informações, será importante para a construção dos cenários futuros. “Temos que ter solidez para tomar decisões sem precisar voltar atrás e sem precisar corrigir depois”, afirmou.

Representando a Câmara de Vereadores, o presidente Gerson Trevisan disse que é necessário falar de forma permanente sobre o Cinturão e a causa ambiental. “Temos que realizar as melhores ações conjuntas”, destacou.

Publicidade

Ainda durante o evento, o público pôde levar para casa mudas de frutíferas nativas disponibilizadas gratuitamente. O desafio proposto aos interessados é de plantar a muda em um local e publicar uma foto nas redes sociais, destacando o Movimento pelo Cinturão Verde.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.