Categories: Regional

Ação no Ana Nery encaminha 29 casos suspeitos de câncer de pele

Os santa-cruzenses que se deslocaram ao Ambulatório do Centro de Oncologia Integrado do Hospital Ana Nery neste sábado, 1, deram um importante passo no cuidado com a saúde.  Organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele realizou 108 atendimentos e encaminhou 29 casos suspeitos –, um total de 26,8% dos pacientes. A iniciativa ocorreu em alusão ao Dezembro Laranja, campanha que ocorre em todo o país.   

Na visão da coordenadora da ação e dermatologista, Tânia Zuchetto de Almeida, o número de pacientes encaminhados é considerado expressivo e preocupante. “Santa Cruz do Sul é uma cidade que registra muitos casos em função da origem predominante germânica, ou seja, pessoas de pele muito clara,  também em função de ter um número expressivo de agricultores”, disse.     

A especialista afirmou que a prevenção é a única forma de garantir a cura. “Temos três tipos de cânceres  de pele hoje, mas o que mais nos preocupa é o melanoma, que pode ser fatal. Por isso que quando verificamos alguma ferida que não cicatriza há mais de 20 dias ou mesmo uma mancha vermelha que sangra, encaminhamos imediatamente para um atendimento que poderá vir acompanhado de cirurgia.” A prevenção, complementa ela, aumenta em 90% as chances de cura.  A ação realizada no Hospital Ana Nery nesse sábado também contou com o suporte dermatologista, Jaquelini Barboza.    

Publicidade

Vamos prevenir?

Aplicar diariamente o protetor solar, não se expor ao sol considerado perigoso – entre 10 e 16 horas –, utilizar o óculos de sol e, em momentos de exposição, não esquecer do chapéu e da camiseta, seguem sendo as maneiras mais efetivas de prevenir o câncer de pele.   

Fatores de risco em oito perguntas

  Se você responder positivo para uma ou duas questões da lista abaixo, é importante que procure um médico dermatologista.  

  • Alguém na sua família tem ou já teve câncer de pele?
  • Você já teve mais de seis queimaduras de sol durante a vida, daquelas que a pele fica muito vermelha e ardendo?
  • Tem muitas sardas ou mais de 50 pintas no corpo?
  • Tem pele muito clara, daquelas que sempre queima no sol e nunca bronzeia?
  • Está com alguma ferida que não cicatriza há mais de 20 dias?
  • Possui alguma pinta no corpo que está mudando de cor ou crescendo?
  • Já teve câncer de pele?
  • Tem mais de 65 anos?

 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.