Condutores que passaram pela Rua Marechal Floriano, e as pessoas que aproveitaram a sombra da Praça da Bandeira na tarde desse domingo, 1°, receberam um alerta especial. Para dar o pontapé inicial no combate ao vírus HIV/Aids, equipes do Centro de Atendimento à Sorologia (Cemas) realizaram uma ação alusiva ao Dezembro Vermelho.
LEIA TAMBÉM: UTI Pediátrica do HSC vai funcionar a partir de 2025
Além de distribuir material informativo, os facilitadores também conversaram com as pessoas para tirar dúvidas, e prestaram informações sobre os serviços prestados pelo Cemas. De acordo com a coordenadora do local, Micila Chielle, a campanha tem foco em todas as idades, mas há uma preocupação com a faixa etária dos 20 aos 39 anos, que tem apresentado um alto índice de contaminação. “O teste rápido precisa ser feito uma vez ao ano. É muito simples e prático e a pessoa já sai do local com o resultado”, explica.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz recebe certificação pela eliminação do HIV
Atualmente, o Cemas atende cerca de 2,3 mil pacientes soropositivos na região, sendo que em torno de 1,1 mil são de Santa Cruz do Sul.
Atendimento noturno nas terças e quartas
O horário de funcionamento do Cemas é das 7h45 às 11h45, e das 13h às 17h. Nas terças e quartas-feiras, o local abre das 17h30 às 20h30, para atender o público que não pode procurar o serviço no período de trabalho. O endereço é na Rua Thomas Flores, 806.
Publicidade