Uma ação de conscientização na sede da Companhia Rodoviária de Santa Cruz do Sul, na RSC-287, na tarde desta terça-feira, 30, marcou o encerramento do Maio Amarelo. Com a participação de jovens voluntários do Programa Trânsito Vida, Fiscais Municipais, Empresa Kopp Tecnologia e Policiais Militares do Comando Rodoviário, foram abordados mais de 100 veículos. A ação teve início às 13 horas e contou, ainda, com agentes de saúde municipais.
O movimento tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Segundo o secretário de Transportes e Serviços Urbanos de Santa Cruz, Gerson Vargas, material educativo foi entregue para os motoristas com o intuito de mobilizá-los. O movimento também tem o propósito fazer com que cada cidadão adote um comportamento mais seguro no trânsito.
Desde o dia 3 de maio a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, em alusão ao movimento, colocou em exposição um veículo batido, cedido pela Bassani Auto Peças, na esquina das ruas Marechal Floriano e Borges de Medeiros.
Publicidade
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, Estados Unidos e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.