Uma atividade voltada a mulheres assistidas pela Liga Feminina de Combate ao Câncer, integrantes do projeto “Mãos Ligadas” da Casa da Amizade, em Santa Cruz do Sul, teve como objetivo orientar sobre a correta ingestão de alimentos para aquelas que estão em tratamento ou já superaram a doença.
Realizada na tarde dessa quarta-feira, 25, a ação foi promovida pelo curso de Nutrição e Dietética da Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Fröhlich (Polivalente), do Bairro Faxinal. A acadêmica Nilva do Carmo Silveira da Silva fez uma apresentação sobre o tema, como parte integrante do estudo.
LEIA TAMBÉM: Raio atinge igreja no interior de Santa Cruz do Sul
Publicidade
A professora e responsável pela disciplina de Educação Nutricional, Kelen Azambuja, de 42 anos, destacou a relevância da iniciativa. “O curso, oferecido de forma gratuita durante dois anos, permite aos alunos desenvolverem projetos que beneficiem a comunidade. Essa ação começou quando nossa aluna Nilva, assistida da Liga, decidiu fazer um trabalho de pesquisa sobre educação nutricional. A Liga nos autorizou a realizar essa interação com a parceria da Casa da Amizade.”
Sete mulheres assistidas pelo projeto tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância de uma alimentação saudável, especialmente em momentos de vulnerabilidade. A coordenadora do curso, Karine Pereira de Lima, 34 anos, enfatizou que os alimentos devem ser minimamente processados ou in natura. “Isso evita a adição de açúcares, gorduras e sódio, que podem representar riscos adicionais à saúde, principalmente para quem está em tratamento.”
Também foram abordados os alimentos antioxidantes, que ajudam a reduzir processos inflamatórios. “O câncer é, em muitos aspectos, um processo inflamatório. Portanto, é fundamental incluir frutas, legumes e verduras na dieta. Esses alimentos não apenas fornecem nutrientes essenciais, mas também auxiliam na melhora da imunidade, que pode estar comprometida devido ao tratamento”, explicou Karine.
Publicidade
Além das orientações sobre alimentos, as professoras compartilharam estratégias práticas. Por exemplo, foi recomendado evitar o consumo de alimentos quentes para mitigar a náusea, um efeito colateral comum da quimioterapia. “Uma dica que damos é chupar gelo antes de comer, o que pode ajudar a aliviar o desconforto”, ressaltou Karine.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade