A Biblioteca Pública Alberto Pasqualini, de Vera Cruz, está promovendo mais uma ação motivando a reflexão entre estudantes da rede pública municipal. Desta vez, as ações abordam a realidade do índio na sociedade brasileira, com foco na memória, história e território indígena, considerando as comemorações do Dia do Índio, nesta terça-feira, 19. A ação cultural é uma parceria entre a as Secretarias de Cultura e Turismo e de Educação.
A proposta é trabalhar com interferências nas escolas, utilizando apresentações de filmes de curta duração com abordagens sobre a história dos índios no Brasil, a intromissão urbana no território indígena e o uso de tecnologias em rede para dignificar estas realidades. Conforme o bibliotecário Roberto Carlos Cardoso, responsável pelas abordagens, são utilizados os curtas de animação Os Indígenas: Raízes do Brasil”, com oito minutos, Pajerama, com nove minutos e Indígenas Digitais, um documentário, de 26 minutos.
O trabalho iniciou no dia 15, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Blész. As sessões ainda serão realizadas no dia 19, nas escolas Walter Dreyer, no turno da manhã e na Elemar Kroth, à tarde. Na manhã do dia 20, os filmes serão exibidos escola na José Bonifácio e à tarde na João Carlos Rech. No dia 26 os alunos da José Pedro Pauli assistem aos filmes e dia 27, é a vez dos alunos das escolas São Francisco e Frederico Hannemann.
Publicidade
This website uses cookies.