A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Smmass) e a Central de Recebimento de Pneus e Resíduos Eletrônicos (Crepel), em parceria com a empresa Recilux e com o Projeto Verde é Vida da Afubra, realizará neste sábado, 20, das 9 às 14 horas, na Praça Getúlio Vargas, uma ação que visa a proteção do Meio Ambiente. Durante a iniciativa serão recebidas lâmpadas fluorescentes usadas (até 5 unidades íntegras, de qualquer tamanho, por pessoa física), eletrônicos, pilhas e baterias inservíveis, da comunidade local.
Durante o evento também haverá distribuição de material informativo com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a forma correta de descarte desse tipo de material. Além da informação, quem descartar corretamente lâmpadas fluorescentes, eletrônicos, pilhas e baterias, irá receber uma muda de árvore nativa do Projeto Verde é Vida da Afubra e orientações quanto ao plantio.
Lâmpadas fluorescentes, eletrônicos, pilhas e baterias
Publicidade
Estes materiais são classificados como resíduo classe 1, necessitam de atenção na hora do descarte, uma vez que contêm em seus componentes substâncias altamente tóxicas, como por exemplo o mercúrio. Quando são jogados diretamente na natureza esses objetos se degradam, quebram e liberam suas substâncias tóxicas e que são prejudiciais a saúde e ao meio ambiente, chegando a contaminar o solo e os lençóis freáticos. Por esse motivo as lâmpadas, eletroeletrônicos (equipamentos de cozinha, multimídias, impressoras, monitores…), pilhas e baterias não podem ser descartadas junto com os resíduos domésticos (orgânicos e recicláveis) tão pouco deixadas em terrenos baldios, beira de estrada, calçadas, etc.
Publicidade
This website uses cookies.