O Piquete Tradição Farroupilha, de Santa Cruz do Sul, montou um acampamento farroupilha para homenagear a história do Rio Grande do Sul. Estruturado bem ao lado do portão de acesso ao Parque da Oktoberfest, pela Avenida Independência, o espaço apresenta aos visitantes uma pesquisa conduzida por casais de jovens da entidade, que foram convidados a levantar informações sobre temas importantes da cultura gaúcha.
LEIA MAIS
Publicidade
- Tudo o que você precisa saber para acompanhar o Enart
- Quanto custa para entrar no Enart em 2018
- Quem vai representar a região na grande final do Enart
- Lanceiros vai homenagear abolicionista de Rio Pardo no 33º Enart
- AO VIVO: assista às apresentações do 33º Enart
Segundo o patrão Érico Machado Flores, o trabalho contempla a trajetória de personalidades do Estado, como Paixão Cortês e Nico Fagundes, e toda a evolução do Enart, inclusive com uma lista de todos os campeões da Força A desde 1986. A pesquisa ainda enfatiza os símbolos do Rio Grande, com o significado de cada um, e aspectos da indumentária: a evolução dos trajes gaúchos, a vestimenta de trabalho, diferentes tipos de nós de lenço e a pilcha dos dias atuais.
O hino rio-grandense e as orações do cavalo e do gaúcho igualmente ganham destaque. Na parte interna do acampamento, o Piquete Tradição Farroupilha ainda montou um museu com peças antigas, como freios usados pelas cavalarias do Exército e da Brigada Militar. Além de resgatar o passado, a intenção dos organizadores é conquistar novamente o título de Melhor Acampamento do Enart, assim como em 2017.
Publicidade
Publicidade