As Academias de Saúde de Venâncio Aires, que reúnem grupos de saúde, aulas de dança, oficinas de reeducação alimentar e muita atividade física nos bairros Santa Tecla e Gressler, estarão em evidência, a partir desta terça-feira, 14, no Centro de Eventos do Hotel Plaza, em Porto Alegre. O projeto desenvolvido no município está entre os cinco selecionados da categoria inovação na “Mostra Estadual de Experiências Exitosas do SUS”, promovida pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/RS). Com 91 trabalhos inscritos, as Academias de Saúde de Venâncio Aires foram selecionadas como exemplos de promoção da saúde, bem estar e convívio social.
A coordenadora do projeto de Academias de Saúde no município, educadora física Eliane Turcatto, destaca a felicidade de apresentar o trabalho local no fórum estadual. Ela lembra que, apesar de dezenas de municípios contarem com estruturas de Academias de Saúde, a Capital do Chimarrão é exemplo na sua utilização, concentrando em seus espaços diversas atividades que atraem o público e complementam a atividade física.
Diariamente, as academias que funcionam junto as Unidades de Saúde dos bairros Gressler e Santa Tecla contam com a presença de estagiários de Educação Física para orientação no período da tarde. Além disso, Eliane Turcatto coordena aulas de jump, dança, step e crossfit na academia do bairro Gressler nas segundas e quartas-feiras, das 18h às 20h, e na academia de Santa Tecla, nas terças e sextas-feiras, das 17h45 às 19h. Todas as aulas são gratuitas e estão lotadas de interessados em manter a forma e buscar hábitos de vida mais saudáveis.
Publicidade
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde também desenvolve junto às academias grupos de reeducação alimentar com acompanhamento multiprofissional para redução de peso e controle da hipertensão e diabetes. Jovens em idade escolar utilizam o local para oficinas de teatro e atividades lúdicas, enquanto idosos entre 60 e 90 anos participam de grupos de orientação de hipertensos e diabéticos. “Estamos conseguindo movimentar nossas academias com muitas atividades, e o melhor, tudo de graça e com grande envolvimento da população”, destaca a coordenadora do projeto, Eliane Turcatto.
O secretário municipal da Saúde, Celso Artus, também ressalta a importância da prevenção, foco das atividades desenvolvidas nas Academias de Saúde. Conforme Artus, este é o principal eixo da atenção básica, pois previne doenças e mantém a qualidade de vida. Celso Artus lembra que a Administração Municipal projeta novas unidades de Academias da Saúde, com estrutura de vestiários, salas de exercícios e acompanhamento profissional. A próxima a entrar em funcionamento deve ser a unidade de Vila Mariante, em fase final de construção.
Publicidade