Ocorreu na última quarta-feira, 6, o primeiro encontro da Academia Centro Serra de Letras. Abrindo assim, as atividades do ano de 2019, a reunião festiva foi realizada nas dependências da Casa Colonial Hermes, em Linha Rocinha, no município de Arroio do Tigre.
Na oportunidade, foi comemorado o aniversário de 71 anos do acadêmico Hélio Scherer.
Entre as ações a serem desenvolvidas pelos membros da Academia, durante 2019, ano em que a mesma celebra 10 anos de fundação, está a organização de uma possível edição da coletânea “Vertentes 3”, contendo textos, poesias, crônicas e contos dos membros da entidade. Outro destaque será a edição do livro “Gente e História, Protagonistas do Centro-Serra”, volume 2 e a eleição para novos membros da entidade.
Publicidade
História da Academia
A Academia foi fundada no ano de 2009, e já desenvolveu inúmeras atividades no quem dizem respeito a cultura, educação, história e escrita.
Na região Centro-Serra tem tido total envolvimento em eventos e feiras do livro, palestras em escolas, intercâmbio entre academias de letras, participação em congressos.
A entidade também fornece auxílio na edição de obras de seus membros. Um marco importante nessa década, foi a publicação do livro histórico “Gente e História, Protagonistas do Centro Serra volume 1”, que foi lançado durante as festividades alusivas aos 90 anos de Sobradinho.
Suas principais obras são: os livros Vertentes 1 e 2.
Publicidade
Atual diretoria
A atual diretoria da Academia Centro Serra de Letras, é composta pelo presidente Cesar Brixner, vice Clara Montagner; secretárias Larissa Scherer e Christiane Barbosa; tesoureiro Gerson Lisboa; na comissão de eventos e intercâmbio cultural João Riél M. N. V. De Oliveira Brito, Hélio Scherer, Henrique Lindner, Eda Bridi e Luciano Turcatto, além de contar com os acâdemicos Alda dos Santos, Eduardo Zago, Ezequiel Redin, Índio Candido, Juscelia Da Cas, Lauro Sebastiany, Lisielle Zanella, Terezinha Laner e Miguel Limberger.
Publicidade