Tradicionalmente, no período de fim de ano, quando se aproximam as férias, cresce o número de casos relacionados ao abandono de animais, como cães e gatos. O problema se estende até meados de março, conforme a presidente do Abrigo de Animais São Francisco de Assis, Fátima Garcia. Esse tipo de atitude também acaba piorando a situação e aumenta os custos de entidades ligadas à causa animal, como o São Francisco. Contudo, Fátima enfatiza: o abrigo não é depósito de animais.
Atualmente, o São Francisco abriga aproximadamente 200 cães e conta com uma estrutura de 131 canis em uma propriedade na Linha João Alves. O custo mensal para manter o trabalho, de acordo com a presidente, é de aproximadamente R$ 35 mil.
LEIA TAMBÉM: Confira dicas de cuidados com animais de estimação no verão
Publicidade
A entidade recebe um auxílio da Prefeitura de Santa Cruz no valor de R$ 10 mil. No entanto, Fátima salienta que para pagar todo o custo mensal é preciso que cada vez mais pessoas sejam associadas ao Abrigo. “A gente ampara os animais e no que puder, sempre vamos amparar, mas com esses abandonos fica bem complicado. Precisamos ter mais sócios para poder ajudar mais animaizinhos que estão nas ruas”, diz.
Fátima trabalha há anos com a causa animal e cita que adoções são sempre bem-vindas, mas as pessoas precisam ter consciência e ser responsáveis ao adotar um cão. “Não queremos ver ele de novo na rua, então tentamos fazer o máximo para que seja bem adotado.” Além disso, ela menciona que muitos cães do Abrigo já estão em idade avançada, o que dificulta a adoção. “Temos cães que são moradores, porque nunca foram adotados. Pode acontecer de vir uma pessoa querida e não se importar com isso, mas é muito raro. E também temos cães deficientes.”
LEIA TAMBÉM: Associação Cavalo de Lata e Abrigo São Francisco de Assis recebem homenagem do Legislativo
Publicidade
É importante, segundo Fátima, que todas as entidades que atuam na mesma causa se coloquem à disposição dos animais e não realizem uma disputa entre si. “Todos passam dificuldades, quem entra nessa área sabe como é, estamos todos concentrados em uma só causa. Se pensarmos que é uma disputa, os animais só têm a perder”, finaliza.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.