Categories: Regional

Abrigo pede ajuda financeira da Prefeitura para atender animais

O abrigo São Francisco, em Santa Cruz do Sul, tem enfrentado dificuldades para dar continuidade ao trabalho que vem realizando com os cerca de 300 animais que atende atualmente. Em entrevista à Rádio Gazeta nesta quarta-feira, 16, a responsável pelo local, Fátima Garcia, destacou a necessidade de a Prefeitura auxiliar financeiramente a instituição. A
Administração Municipal informou que já propôs ajuda na alimentação dos animais e outros encargos.

De acordo com Fátima, o abrigo é mantido através das mensalidades pagas pelos cerca de 250 sócios vinculados ao local (um valor de aproximadamente R$ 3 mil) e por meio das doações feitas pela comunidade. No entanto, os valores não têm sido suficientes para suprir todas as necessidades da instituição. Por este motivo, Fátima salienta que a destinação de uma verba do Município é essencial para dar continuidade e qualificar o atendimento que vem sendo desenvolvido no local. “A gente faz este trabalho com muito prazer. Usamos o terreno da Prefeitura, que é cedido para atender os animais do Abrigo São Francisco, mas nós estamos sobrecarregados”, observa. 

LEIA MAIS: Doações ajudam a manter trabalho no abrigo São Francisco

Publicidade

Segundo a responsável pela instituição, além de auxiliar na alimentação, a ajuda da Prefeitura é necessária para manter outros serviços do local, pois os animais ficam no abrigo até o momento de serem adotados. Fátima ainda salienta que a entidade está precisando de uma reforma para qualificar o atendimento ofertado aos cães e gatos. “Quero melhorias no abrigo pensando no bem-estar dos animais.”

Fátima estima que, para manter um atendimento ideal e melhorar o trabalho realizado no abrigo, seria necessário um valor de R$ 10 mil por mês. “Toda a ajuda vinda da Prefeitura é bem-vinda”, comenta. Ela ainda observa que no momento, por causa da superlotação, o abrigo São Francisco não está mais recebendo animais até fazer novas doações.

Contatado pela reportagem do Portal Gaz, o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, disse que o Município propôs a doação de uma tonelada de ração mensalmente e também de microchips para serem instalados nos animais atendidos pelo abrigo a partir de fevereiro. Segundo Fritsch, o documento que oficializa a doação já foi encaminhado para o setor Jurídico da Prefeitura. Em relação ao repasse de valores, ele explicou que a Administração Municipal está analisando as questões legais a respeito. 

Publicidade

Confira a entrevista na íntegra:

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.