Santa Cruz do Sul

Abrigados recebem agasalhos em razão das baixas temperaturas

Santa Cruz do Sul, como há muito tempo não se via, amanheceu com sol nessa terça-feira, 14. No entanto, ele veio acompanhado do frio. Segundo a MetSul Meteorologia, a mínima na cidade ficou na casa dos 8 graus, enquanto a máxima atingiu apenas 15 graus. Além de outras dificuldades, a baixa temperatura é um problema para as pessoas que precisaram deixar suas residências devido às enchentes, principalmente as que estão abrigadas no Parque da Oktoberfest. 

Conforme a secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, no momento não há necessidade de mais doações de agasalhos, porque o estoque atual é suficiente para atender às demandas dos desalojados. Os Cras Beatriz e Integrar estão realizando a distribuição das doações entre as famílias que necessitam e, nos próximos dias, farão feiras de roupas em bairros da cidade. 

LEIA TAMBÉM: Escola Christiano Smidt, em Rio Pardinho, busca se reerguer após enchente

Publicidade

Nos pavilhões, todos os acolhidos têm colchões e as equipes estão reforçando a entrega de cobertores. Já as portas dos pavilhões são mantidas encostadas e uma nova lona foi colocada para que a corrente de ar não deixe o ambiente mais frio. De acordo com a secretária Priscila, o esforço agora será para agilizar o aluguel social, possibilitando que as pessoas saiam dos abrigos e sigam para um lar. 

Ainda segundo Priscila, a equipe do Cras Central está recebendo as demandas e acompanhando os desabrigados atendidos nos abrigos da Oktoberfest. As famílias que deixam esses lugares também contam com suporte. Inclusive, muitas já saem levando colchões, utensílios, mobiliários e outros itens, conforme a necessidade. No entanto, a equipe não acompanha aquelas que foram abrigadas em casa de parentes.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Leite pede desculpas após declaração polêmica sobre doações

Publicidade

Campanha do Agasalho

Iniciando um dia antes do previsto em razão das urgências da população atingida pela enchente, a Campanha do Agasalho, organizada em parceria pelo Município de Santa Cruz do Sul, Gazeta Grupo de Comunicações e CDL Santa Cruz, está recolhendo itens desde o dia 30 de abril. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o diretor social da CDL, João Goerck, explicou que a maior prioridade é a arrecadação de casacos, cobertores, sapatos e roupas para crianças. 

Entre os pontos de entrega estão a Casa de Clientes da Gazeta (Rua Ramiro Barcelos, esquina com a Tenente Coronel Brito), a Casa da CDL (Praça Getúlio Vargas) e entidades e empresas identificadas com o cartaz da Campanha do Agasalho. Cada doação dá direito a um cupom que concorrerá a prêmios no sorteio que será feito no encerramento da campanha, na primeira semana de julho. 

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz registra a menor temperatura do ano no Vale do Rio Pardo

Publicidade

Goerck elogiou os santa-cruzenses pelo engajamento com as doações no Parque da Oktoberfest e pediu que também contribuam com a Campanha do Agasalho. “Diante da colaboração, faremos o recolhimento e a distribuição o mais rápido possível”, afirmou. Ele também frisou que os itens a serem entregues devem estar em bom estado. “Muitos ainda fazem o descarte, e isso só prejudica os voluntários que atuam na triagem”, disse Goerck.

Colaborou Ronaldo Falkenback

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.