O Parque da Expoagro Afubra, na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo, sediará a abertura oficial da colheita do tabaco no Rio Grande do Sul, no dia 1º de dezembro. Em uma lavoura especialmente plantada, a solenidade terá início às 10 horas para autoridades, líderes e imprensa. A atividade integra o calendário de eventos do Estado e é organizada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e secretarias de Estado de Desenvolvimento Rural e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.
O presidente da Afubra, Marcilio Drescher, enfatiza que é uma ocasião significativa para o produtor de tabaco gaúcho, pois demonstra que o governo do Estado reconhece a importância econômica e social da atividade. “Somos uma cultura lícita e que traz grandes retornos econômicos para o Estado. Assim, precisamos ser valorizados e reconhecidos pela nossa importância”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa indica avanço na renda dos produtores de tabaco
Publicidade
Sobre sediar a abertura no Parque da Expoagro, Drescher se diz animado. “É em nosso parque que levamos ao produtor as alternativas de diversificação, bem como informações sobre novas tecnologias que ele pode usar para melhorar a sua propriedade.”
Esta é a sexta edição do evento, promovido anualmente pelas secretarias da Agricultura e de Desenvolvimento Rural. “A abertura da colheita já se tornou um símbolo na defesa da cadeia produtiva do tabaco e da sua relevância econômica e social para centenas de municípios. É um momento para celebrarmos a renda e a qualidade de vida que o tabaco proporciona aos produtores e municípios gaúchos”, comenta o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke.
LEIA TAMBÉM: Granizo no tabaco foi cinco vezes mais frequente em 2023 na região
Publicidade
Importância do tabaco
Dados da Afubra apontam que a produção sul-brasileira de tabaco na safra 2022/2023 foi de 605.703 toneladas, sendo 551.586 toneladas na variedade Virgínia, 46.469 no Burley e 7.659 toneladas no Galpão Comum. O Rio Grande do Sul foi responsável por 42,4% da produção do Sul do Brasil, alcançando 256.947 toneladas.
Dos 1.191 municípios da Região Sul, 490 produziram tabaco na safra 2022/23. O total de famílias envolvidas chega a 125 mil, com uma renda bruta estimada em quase R$ 11 bilhões. Dentro de uma pequena área, estimada em 12 hectares em média, a receita do tabaco é considerada um diferencial: o rendimento de um hectare equivale a 6,37 hectares de soja e 7,66 hectares de milho.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙