Santa Cruz do Sul

Semana Lixo Zero destaca importância da educação ambiental; veja programação

A 6ª Semana Lixo Zero em Santa Cruz do Sul foi aberta oficialmente na sexta-feira, 18. A programação estreou com um evento no início da manhã, realizado na Associação Comercial e Industrial (ACI). Até o próximo dia 27, a iniciativa contará com diversas ações no município, abertas e privadas. O tema desta edição é Responsabilidade socioambiental por uma cidade digna. A semana é promovida pelo Coletivo Lixo Zero do município e Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), com o apoio da ACI. 

Durante a abertura, a embaixadora Lixo Zero em Santa Cruz, Débora da Silva, apresentou um histórico de ações realizadas pelo coletivo no município. Segundo ela, os participantes do movimento têm forte atuação voltada às questões ambientais. “Resolvemos trazer essa retrospectiva para mostrar o quanto conseguimos evoluir não somente nas ações do movimento, mas em atividades práticas”, afirmou.
Débora apresentou dados sobre o Projeto Composta Santa Cruz, iniciativa lançada na Semana do Meio Ambiente do ano passado que estimula a reciclagem do lixo orgânico em residências.

LEIA TAMBÉM: Semana Lixo Zero divulga os resultados de projetos

Publicidade

Em um ano de realização, o projeto distribuiu 17 composteiras e alcançou 55 pessoas, que destinaram corretamente seus resíduos desse modo. Pelo menos 5.197 quilos de resíduos foram compostados desde o início dessa ação. 

Ressaltando a importância da pauta ambiental, o diretor de ESG (sigla para ambiente, social e governança) da ACI, Cássio Arend, lembrou dos eventos organizados pela entidade e em parceria com as demais instituições, como a Semana do Meio Ambiente e o ESG Experience. “A Semana do Lixo Zero deve servir para repensarmos nossas ações”, destacou. Para ele, a prioridade na sociedade deve ser a não produção do lixo e posteriormente a reciclagem. 

Trabalho voltado para crianças e adultos

A secretária de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Simone Schneider, falou sobre os programas de resíduos em vigor em Santa Cruz do Sul, como a estação de sustentabilidade e as coletivas seletivas. Conforme Simone, R$ 20 milhões foram empregados em recolhimento correto de rejeitos e destinação. Segundo ela, é necessário pensar em novas formas para que a questão financeira seja melhorada.

Publicidade

Simone: destinação correta dos resíduos

A secretária anunciou que o destaque para o ano que vem será a educação ambiental no município. “Precisamos trabalhar muito, não somente para crianças, mas também para adultos. O nosso exemplo é que vai arrastar para as demais gerações.”

LEIA TAMBÉM: Semana Lixo Zero terá como foco a responsabilidade socioambiental

Simone acrescentou que a pasta está trabalhando em parceria para a realização da Semana Lixo Zero, pois acredita que a movimentação de empresas, escolas e poder público gera um resultado positivo na comunidade no sentido da disseminação de informações e da participação popular. 

Publicidade

O evento contou ainda com a colaboração da Fundação de Proteção Ambiental de Santa Cruz (Fupasc), que apresentou o projeto Escola Sustentável, desenvolvido pela instituição. A iniciativa visa gerar conhecimento, discussões e a implementação de atividades em prol da sustentabilidade e da conservação de recursos naturais na comunidade escolar. Na oportunidade, representantes de escolas participantes relataram suas experiências em ambiente educacional. 

Veja programação:

Sábado, 19 (das 9 às 11 horas)

  • Plogging: caminhada com recolhimento de resíduos no Lisaruth Open Mall (Avenida Léo Kraether, 41)
  • Realização: meuResíduo

Domingo, 20

Publicidade

  • Ação de divulgação da Campanha de Coleta de Material de Escrita para escolas, através de divulgação via e-mail e redes sociais
  • Nas redes sociais do Lixo Zero Santa Cruz do Sul
  • Realização: Lixo Zero

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.