O prazo para o alistamento militar começou nessa quarta-feira, 1. As inscrições podem ser feitas no site do Exército, com o número do CPF e preenchimento do formulário para validação dos dados pessoais. O alistamento é obrigatório e deve ser feito no ano em que o o homem completa 18 anos. O procedimento deve ser feito até junho.
O jovem que não tiver acesso à internet ou não tiver CPF deve ir à Junta de Serviço Militar com a certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista e o comprovante de residência.
Não cumprir com as obrigações com o serviço militar impede o jovem de tirar documentos, como carteira de trabalho e passaporte, e de ser nomeado para cargos públicos ou mesmo ser matriculado em instituições de ensino públicas.
Publicidade
Quem perdeu o prazo para fazer o procedimento no último ano, poderá regularizar a situação no próprio site do alistamento ou comparecer à Junta de Serviço Militar. O atraso implicará no pagamento de multa.
Em 2020, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase 2 milhões de jovens realizem o alistamento e que 100 mil sejam incorporados para trabalhar na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica. O Serviço Militar Obrigatório tem duração de um ano.
Publicidade
This website uses cookies.