Agronegócio

Aberto o prazo para fazer a declaração anual de rebanho; veja orientações

Produtores que possuem cadastro ativo de animais na Inspetoria Veterinária precisam ficar atentos. Até o dia 30 de junho é obrigatória a Declaração Anual de Rebanho. No processo, aberto desde o dia 1º de abril, será preciso declarar informações básicas da propriedade e das espécies animais (quantidade, idade, sexo, nascimento e óbito): bovídeos (bovinos e búfalos), equídeos (cavalos e muares), caprinos, ovinos, aves, suínos, abelhas, peixes, entre outros que sejam de interesse do Estado.

Segundo a médica-veterinária Aline Correa da Silva, responsável pela Inspetoria de Defesa Agropecuária de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Candelária, Vale do Sol, Sinimbu e Herveiras, é de extrema importância que todos colaborem com a atualização da base de dados.

LEIA TAMBÉM: Câmara Setorial cria grupo de trabalho para dialogar com governo sobre a COP 11

Publicidade

Por meio desse procedimento, o Serviço Veterinário Oficial consegue saber o volume, a movimentação e a localização das espécies economicamente importantes. “Com essas informações, é possível promover medidas de defesa como vacinação e estudos epidemiológicos, além de agir mais prontamente em caso de focos de doenças, como foi o caso da Influenza Aviária e a Newcastle que tivemos em 2024”, explica.

Conforme Aline, aquele que não declarar receberá um auto de infração – advertência ou uma multa, em caso de reincidência. Além disso, a propriedade ficará impossibilitada de realizar novas movimentações animais até a regularização.

Para saber

O cadastro pode ser realizado presencialmente nas inspetorias e nos escritórios de defesa agropecuária ou de forma online aqui. Nesse último caso, a senha de acesso (que também vale para a plataforma Galope) pode ser solicitada pelo WhatsApp da inspetoria de Santa Cruz do Sul: (51) 3711 2176.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE AGRONEGÓCIO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais