Maior quantidade e maior variedade na oferta de peixes em Santa Cruz do Sul. Esse é o propósito da mudança na gestão do abatedouro de peixes localizado na Granja Municipal, antes administrado pela Associação Santa-Cruzense dos Produtores de Peixe (ASPP) e a partir de agora sob o comando de Jorceli Silveira, da Peixaria do Lila, de Rio Pardo. Com a mudança, a abatedouro vai produzir 20 toneladas de pescados por mês, com projeto de dobrar o volume gradativamente.
Silveira conta com uma experiência de 45 anos no ramo e fornecimento a estabelecimentos do Vale do Rio Pardo e Taquari. “Queremos focar nossa venda na região. Trabalhamos com peixe de água doce, mas pretendemos ter variedades de pescados do mar. Temos 17 funcionários e queremos chegar a 40”, comentou. Para a Semana Santa, já existe um estoque de 15 toneladas, com incremento de quatro toneladas a cada semana, até dia 15 de abril.
LEIA MAIS: Sinimbu pretende implantar programa para estimular piscicultura
Publicidade
Integrante da ASPP, Edson Schuck explicou que a mudança não vai resultar em prejuízos para os associados. Com a nova gestão, a produção poderá ser ampliada e novas variedades poderão ser inseridas para venda nas feiras rurais. “O beneficiamento era feito pela associação. É um processo difícil e trabalhoso. Vamos destinar um percentual para a nova gestão, que terá mais funcionários e poderá produzir um volume para atender toda a nossa demanda”.
Secretário de Agricultura, Hardi Lúcio Panke, exaltou a nova gestão. Para ele, o projeto é uma iniciativa importante para a melhor utilização do abatedouro, construído pela Prefeitura por R$ 1,5 milhão. “O espaço era usado uma vez por ano. Trouxemos um administrador experiente no ramo para qualificar a produção, com maior renda ao produtor. A piscicultura tem muito a crescer”, disse. Uma das propostas daqui para a frente é viabilizar a inclusão do peixe beneficiado no abatedouro no cardápio da merenda escolar. “É um alimento saudável para as nossas crianças”, definiu Panke. O secretário agradeceu a parceria da Secretaria de Obras e Infraestrutura pela disponibilização de maquinários na abertura de novos açudes.
O vice-prefeito Elstor Desbessell destacou a importância da produção diversificada no interior para o desenvolvimento econômico. “A Administração Municipal jamais deixou de fazer investimentos no interior, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia e pela estiagem”, afirmou. Desbessell ainda exaltou o projeto para instalação de cisternas nas propriedades, para a armazenagem de água.
Publicidade
A prefeita Helena Hermany sublinhou a importância da diversificação ser incentivada no município. Para ela, a mudança de gestão será uma oportunidade de crescimento na produção familiar da piscicultura. “Além da geração de renda, a alimentação rica em peixes é fundamental. Precisamos estimular ainda mais o consumo. Será importante para incrementar o cardápio das nossas secretarias de Educação e Assistência Social”.
LEIA MAIS: Granja Municipal vai encerrar operação com suínos
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.