Categories: Regional

Abandono ameaça patrimônio histórico

Parte do patrimônio arquitetônico da vila histórica de Santo Amaro do Sul, no interior de General Câmara, corre o risco de desaparecer caso não ocorram intervenções urgentes. Seis dos 15 prédios do conjunto tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 9 de novembro de 1998 estão sem ocupação e mostram avançados sinais de destruição diante do abandono. O problema é mais preocupante no casarão que pertenceu ao tenente José Tarso de Prado e abrigou a Câmara de Vereadores por 57 anos enquanto o distrito foi sede do município.

O casarão da antiga Câmara atrás da Igreja Matriz é o prédio mais velho da vila, construído em 1763, e também serviu de cenário para o filme Um Certo Capitão Rodrigo, em 1970, baseado na obra “O Tempo e o Vento” de Erico Verissimo, sendo residência dos pais de Bibiana na história. No entanto, ao invés de ponto turístico e de referência cultural, o imóvel sofre as consequências do abandono. Parte do telhado já caiu e toda a estrutura interna apresenta avançado grau de deterioração.

O integrante da Irmandade do Santo Sacramento e Santo Amaro e durante dez anos presidente da entidade, Hilton Moreira Barreto, calcula que o prédio está desocupado há cerca de 15 anos, desde a morte dos antigos proprietários, quando ficou para os herdeiros. Nas portas há duas placas anunciando a venda. Mas a imagem não é atrativa para as pessoas que espiam pelas aberturas ou se arriscam a entrar na antiga construção diante da deterioração.

Publicidade

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA GAZETA DO SUL DESTE FIM DE SEMANA

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.