A Associação de Assistência a Pacientes com Câncer e Transplantados (Aapot), de Santa Cruz do Sul, está com uma nova campanha de captação de recursos financeiros. Batizada de Diga sim à Vida: faça um Pix e ajude a Aapot. Nesse jogo, a próxima fase é a cura, a ação tem como objetivo arrecadar fundos para continuar auxiliando os usuários da instituição durante seus tratamentos de câncer ou após transplantes.
LEIA MAIS: Casa de Hospedagem da Aapot atende em novo endereço
Conforme explicou a assistente social da Aapot, Marliza Lopes, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, a cura é um processo longo e que exige medicamentos e suplementos não fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou que sofrem atraso nas entregas, sobretudo as de responsabilidade do Estado. Assim, a entidade pretende ter condições de adquirir e fornecer esses produtos nos casos de maior necessidade e urgência. Atualmente, mais de 350 pacientes são auxiliados de alguma forma, além dos acompanhantes.
Marliza observa que as pessoas atendidas são de baixa renda e algumas vivem em situação de grande vulnerabilidade socioeconômica. Diante disso, precisam de cestas básicas e outros itens de primeira necessidade. Vale ressaltar que muitos não são de Santa Cruz e se deslocam até o município para receber tratamento no Hospital Ana Nery, cujo serviço de oncologia abrange mais de 50 cidades de várias regiões do Rio Grande do Sul.
Publicidade
“Quando estão hospedados aqui conosco eles recebem quatro refeições diárias, cama e roupas quentes. Na volta para casa, porém, muitas vezes não há nem o que comer porque o provedor daquela família é justamente a pessoa que está doente”, revela Marliza. Apesar de todas as possibilidades de receber auxílio dos governos, não é incomum a situação em que o paciente fica sem nenhuma renda.
LEIA TAMBÉM: Codepin faz doação de alimentos para a Asan
A profissional pediu para que a população do Vale do Rio Pardo colabore da forma que puder e não ignore os contatos feitos pela equipe de telemarketing da Aapot, seja por meio de ligação ou por mensagens no WhatsApp. “A gente entende que as pessoas não aguentam mais tantas chamadas, mas é por uma boa causa”, enfatiza.
Publicidade
Como doar
- Chave Pix: CNPJ 14.411.827/0001-00 (Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados).
- Vale ressaltar que o Pix funciona 24 horas por dia e sete dias por semana. Não há valor mínimo para a transferência, mas alguns bancos e aplicativos podem limitar o valor máximo por razões de segurança e prevenção de fraudes.
Colaboraram Aline Silva e Milena Bender
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade