Categories: Regional

Aapecan promove campanha para doação de medula óssea

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Santa Cruz do Sul (Aapecan) relançou a campanha “Você já pensou em ser um Super-Herói?”, com o foco de convocar pessoas para o Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Será no dia 16 de junho, na sede da entidade (Rua Dorval Martins, nº 249), com apoio do Hemocentro de Santa Maria. A busca de doadores é para a usuária da entidade, Franciele Pinto, 13 anos de Santa Cruz do Sul. 

As coletas realizadas podem não ser compatíveis com nossos usuários, mas podem salvar outras vidas. A amostra de sangue fica no banco de dados no Registro dos Doadores de Medula (Redome), do Ministério da Saúde, até os 60 anos do doador.

Para ser um doador voluntário, é necessário preencher um cadastro e ter uma amostra de sangue coletada (de 5 a 10 ml) para um teste de compatibilidade (HLA). O resultado obtido por meio de um exame de laboratório bastante comum é colocado no banco de dados. Sempre que houver um paciente que necessite de transplante e não tenha encontrado doador na família, os médicos podem consultar esse registro. Uma vez localizada uma pessoa compatível, o doador será convocado para realizar novos exames de sangue e para uma avaliação clínica a fim de saber se poderá doar a medula.

Publicidade

Para se tornar um doador é preciso:
Ter entre 18 e 54 anos de idade
Estar em um bom estado geral de saúde
Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue
Ter documento de identidade em mãos

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.