Categories: Regional

Aapecan precisa de apoio da comunidade para novo projeto

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) trabalha em mais um projeto para ampliar a qualidade de vida de suas pacientes. Trata-se do Camarim da Autoestima, um espaço que promete embelezar as mulheres atendidas pela instituição e tornar suas rotinas mais leves. A ideia é que a sala funcione como um salão de beleza, onde o grupo de pacientes poderá escolher a peruca ou lenço preferido e ainda ser atendido por voluntárias dispostas a fazer penteados, unha, sobrancelha e maquiagem.

Conforme a assistente social Cláudia Lunardi Fernandes, a entidade pretende lançar o espaço em 8 de Março, no Dia da Mulher. Mas para que ele seja inaugurado com a estrutura e serviço planejados, a associação precisará contar com a ajuda da população. “Estamos aceitando doação de todos os tipos de produtos de beleza, incluindo maquiagem, esmalte e cremes”, explica. Santacruzenses que cortarem o cabelo e desejarem doá-lo, poderão levar as mechas diretamente à Aapecan, na Rua Dorval Martins, 249.

“Contamos com a parceria da cabeleireira Lurdes Della Bona, que está à frente de um salão de beleza em Lajeado e confecciona as perucas de forma voluntária para nós”, explica o assessor de comunicação da entidade, Lusardo Ramos. Outra necessidade é a doação de lenços e de manequins para expor as perucas no espaço. Hoje cerca de 350 pessoas são atendidas pela Aapecan e, deste total, mais da metade são mulheres. Segundo a assistente social, ainda que nem todas as pacientes atendidas pela associação encarem o processo de quimioterapia – e a queda de cabelo –, é de extrema importância que a população colabore com a ação solidária. “É para elas se sentirem bem e enfrentarem, da forma mais feliz possível, esse período em que ficam mais fragilizadas. Trabalhamos para trazer mais conforto e facilitar o processo de aceitação delas”, diz Lusardo Ramos.

Publicidade

Voluntárias

Outra necessidade da Aapecan para dar forma ao Camarim da Autoestima é o apoio de voluntárias que ofereçam suporte na estética das residentes da casa. Segundo Lusardo Ramos, cabeleireiras, maquiadoras e manicures que tenham disponibilidade para atender até um turno por semana estão convidadas a participar do projeto. “Podemos marcar os atendimentos conforme a disponibilidade de cada voluntária”, complementa. Interessadas podem entrar em contato pelo telefone (51) 3056 9500.

Manter a vaidade

Publicidade

Paciente em tratamento no Hospital Ana Nery, Marta de Castro, 43 anos, comemora a criação do espaço. Ela, que foi inicialmente diagnosticada com câncer de mama, mas precisou ser submetida a uma cirurgia para retirar o tumor que se espalhou para o cérebro, conta como a peruca recebida pela Aapecan auxiliou a não perder a autoestima. “Não quero ter cara de doente. Por mais que alguns dias a gente não tenha tanta vontade de se arrumar, eu acho que esse espaço é muito importante para nos ajudar a continuar bonitas e reforçar que não podemos perder a vaidade.” 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.