A Associação Agudense de Futsal (AAGF) conquistou mais uma façanha na retomada do projeto no futsal profissional. A ‘Fúria Laranja’ conquistou vaga na final da Série B do Gauchão e estará na elite estadual no próximo ano. O primeiro jogo da decisão será neste sábado, 25, a partir das 20 horas, no Centro Desportivo Lauro Reinoldo Reetz, contra Cerro Largo. A expectativa é de que o ginásio receba 1,5 mil torcedores para apoiar a equipe.
LEIA MAIS: AAGF retoma projeto de futsal após 18 anos
O acesso para a Série A do Gauchão é a consolidação de um trabalho iniciado no ano passado, quando a direção do clube no título da Série Bronze de 2003 foi procurada pela Administração Municipal, capitaneada pelo prefeito Luís Henrique Kittel. A intenção era recuperar a equipe que era símbolo do município quase duas décadas atrás.
Publicidade
Chefe de gabinete, Fernando Dickow foi um entusiasta pela volta do futsal. “Quando eu era adolescente, vinha do interior para assistir os jogos. Movimentava toda a comunidade. Queríamos que voltasse a ter aquele envolvimento. A comunidade abraçou e o trabalho sério e profissional deu resultado”, afirma.
Sandro Bertulini era o presidente em 2003 e assumiu a missão de recolocar a AAGF no cenário do futsal gaúcho em 2022. Com um trabalho árduo da direção, o clube conquistou o título da Taça Farroupilha – Região Central e a Série C do Gauchão de forma invicta. Em 2023, a equipe agudense faturou o bi da Taça Farroupilha – Região Central e agora luta pelo título da Série B do Gauchão.
Bertulini acredita que alguns fatores contribuíram para a ascensão meteórica. Um deles é o apoio da Prefeitura, das leis de incentivo e do engajamento do empresariado local. A combinação formou o orçamento das duas temporadas. E precisará ser incrementado para manter a competitividade na Série A em 2024. “Nosso objetivo para o ano era ficar entre os quatro primeiros. Superamos a expectativa ao conquistar o acesso. Agora vamos manter o trabalho profissional para desempenhar um bom papel na divisão principal”, destaca o dirigente.
Publicidade
LEIA MAIS: AAGF vence o Nadas Branco e conquista o bi na Taça Farroupilha/Região Central
Vice-prefeito e coordenador de Esportes, Pedro Álvaro Müller Júnior explica que o investimento na AAGF foi uma aposta do mandato. Muitas secretarias municipais foram envolvidas para desenvolver o trabalho em auxílio à direção. Conforme Júnior, as boas campanhas da AAGF atraíram a atenção regional, com muitos torcedores de municípios da Quarta Colônia.
“Temos muito esforço despendido por diversas pessoas. Sabemos das dificuldades para montar um projeto como esse em um município pequeno. A grande carreata após o acesso foi um reconhecimento da comunidade. Na Série A, teremos jogos de altíssimo nível e muitos olhares estarão em Agudo. É uma visibilidade importante para o município. Resultado de um trabalho com muito comprometimento”, salientou.
Publicidade
Na concepção do técnico Sandro Colvero, a continuidade é o ponto forte do projeto. O elenco teve a base mantida de um ano para o outro. Outra questão é o profissionalismo. Os atletas treinam em dois turnos, com dedicação exclusiva ao futsal. O grupo está focado em conquistar o título. A Região Central estará representada na Série A depois de muitos anos. O adversário da final também estava na Série C em 2022 e obteve um dos três acessos.
“Trabalhamos com seriedade, humildade e responsabilidade. A manutenção do elenco e a continuidade do projeto é fundamental. A comunidade está engajada, a Prefeitura tem papel essencial, juntamente com os patrocinadores. A direção dá condições nos bastidores com toda a estrutura. Encaramos uma Série B nivelada, com muitas equipes em condições de título. Agora teremos um novo desafio para encarar a Série A em nível competitivo”, analisou.
A campanha foi de nove vitórias, quatro empates e três derrotas na primeira fase, com o segundo lugar no grupo A. Nas oitavas de final, foram duas vitórias contra União Parobé: 4 a 2 fora e 6 a 3 em casa. Nas quartas de final, contra Tapejara, a ida foi de goleada em casa por 6 a 1 e a volta foi de derrota por 3 a 0. A classificação veio com o triunfo por 1 a 0 na prorrogação. Na semifinal, a AAGF empatou com a Associação Entre-Ijuís Futsal (AEF) por 1 a 1 em casa, mas venceu por 5 a 3 fora para garantir o acesso e a classificação para a final.
Publicidade
Elenco: Du, Tigrão, Ibaldi, Givago, Gabriel, Brazeiro, Allan, Rodrigo, Netinho, Ceará, Tanke, Railton, Jonathan de Agostini, Matheus Alegria e Lê Rocha.
Comissão técnica: Sandro Colvero (treinador), Deivis Gomes (preparador físico), André Corrêa (preparador de goleiros e analista de desempenho), Henrique Kich (fisioterapeuta) e Lázaro Nunes (atendente).
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.