Quatro meses do período mais inquietante da pandemia de Covid-19 compreendem o tempo ao longo do qual se desenvolve o novo romance do santa-cruzense Cassionei Niches Petry. Desvarios entre quatro paredes acaba de sair pela editora Bestiário, de Porto Alegre, em 168 páginas, e pode ser adquirido em livrarias físicas e virtuais, e também com o próprio autor, por suas redes sociais. Um lançamento com sessão de autógrafos está previsto para o primeiro final de semana da 34a Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, em maio.
A primeira informação no livro é “04/04”, que se descobrirá ser a data (do ano de 2020) em que o personagem-narrador fará os seus primeiros apontamentos em tempos de distanciamento social. “já vivo em confinamento atrás das paredes da minha biblioteca há muito tempo”, informa. Ao longo dos meses seguintes, deste mesmo ano de 2020, até a data derradeira de “27/08”, o leitor se familiazará com a história e a rotina do narrador, que é, ele próprio, um ghost writer, na categoria dos escritores que elaboram livros sob encomenda, sem, no entanto, ter o seu nome afixado nesses volumes.
Em relevo, no enredo do romance, está a necessidade de lidar com uma situação completamente nova e atípica, a da quarentena em decorrência da pandemia do coronavírus. Cassionei comenta que o mote do livro surgiu a partir de sua própria experiência do isolamento social, no período crucial das primeiras semanas de quarentena, em 2020. Em seu blog e em suas redes sociais, que alimenta com frequência com novos conteúdos, originais ou mesmo resenhas, ele publicara os primeiros textos efetivamente contextualizados naquele momento, quase como apontamentos de diário. Logo a ideia evoluiu para um romance, assumindo esse formato de “desvarios” de um escritor fictício, que lidava, em paralelo, com uma relação controversa com uma mulher, sua Ex, que, no entanto, até deixa de ser “ex”.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Romar Beling é o autor homenageado na 34º Feira do Livro
Aos 43 anos (é de 2 de agosto de 1979), Cassionei concilia a condição de escritor, leitor e resenhista de livros com a de professor, na rede municipal de ensino de Santa Cruz do Sul, junto à Emef José Leopoldo Rauber, do Bairro Rauber, e ainda na rede estadual, já por 13 anos junto ao Colégio Estadual Professor Luiz Dourado, do Bairro Arroio Grande. Neste leciona Espanhol, ainda que tenha dedicado boa parcela de sua caminhada também às aulas de Literatura.
Em publicação, sua estreia ocorreu com os contos de Arranhões e outras feridas, em 2012, ao qual se seguiram o romance Os óculos de Paula, de 2014; os contos de Cacos e outros pedaços, de 2017; e o romance Relatos póstumos de um suicida, de 2020. Quando imaginava que faria uma interrupção, talvez até longa, em sua obra, eis que a pandemia o surpreendeu (e a todos), e assim surgiu motivação renovada para escrever. O tempo marcado pela ameaça da Covid-19, em sua avaliação, assemelha-se, visto dos dias atuais, a “um pesadelo, que mal se acredita que de fato foi real”.
Publicidade
DESVARIOS ENTRE QUATRO PAREDES, de Cassionei Niches Petry. Porto Alegre: Bestiário, 2023. 168 p. R$ 42,00 – O livro pode ser adquirido diretamente com o autor ou por suas redes sociais, bem como pelo site da editora e de outras livrarias virtuais. Em Santa Cruz, exemplares estarão em livrarias. Na 34a Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, sessão de autógrafos está programada para o primeiro final de semana do evento.
LEIA TAMBÉM: Conheça Marô Barbieri, a patrona da 34ª Feira do Livro de Santa Cruz
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.