A dica desta vez proporciona uma leitura para começar a entrar no clima festivo associado ao Natal, em pleno período de reta final do ano. Sempre fui atento a temas culturais que permitam a expansão do conhecimento ou a compreensão de fenômenos a um tempo arraigados no imaginário de cada um de nós e igualmente motivadores da socioeconomia. E que personagem seria mais apropriado do que o Papai Noel? Pois, dia desses, deparei-me com um livro que oferecia nada mais nada menos do que uma biografia do Bom Velhinho! E é claro que o assunto era instigante.
A obra é de autoria do canadense Gerry Bowler, doutor em história pelo Kings College, de Londres, e que leciona na Universidade de Manitoba, estado canadense, embora resida em Winnipeg. Pelo seu currículo logo era possível verificar que o estudo era sério, de investigação, e não apenas algum relato bem-humorado ou divertido. Lançado em 2007 no Brasil pela Planeta, Papai Noel: uma biografia tem 255 páginas, com tradução de Cristina Cupertino.
E o volume entrega ao leitor realmente um conteúdo diferenciado e especial. Bowler lembra que Papai Noel é uma figura tão influente que supera a qualquer outro concorrente no imaginário de todas as idades, de Mickey Mouse a Sherlock Holmes ou qualquer outra criação humana. Na origem, era um obscuro descendente de São Nicolau. E, do terreno entre o sagrado, no âmbito da igreja, e o profano, com a exploração comercial, o Papai Noel hoje está presente e habita o coração de cada um de nós.
Publicidade
LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROMAR BELING
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.