Aprofessora aposentada (e hoje prolífica escritora) Dulci Alma Hohgraefe completou 70 anos no último dia 27 de julho. É com a bagagem de quem se dedicou ao longo de décadas ao ensino de novas gerações, agregada às leituras que sempre costumou fazer, que ela agora se dedica à elaboração de ensaios sobre temas variados da condição humana. Mais um volume acaba de chegar às livrarias. E já no título a nova obra sinaliza para o que ocupa a autora: A sublime expansão da consciência.
Editada pela Vírtua, de Caxias do Sul, a obra terá lançamento na Feira do Livro de Venâncio Aires, neste domingo, a partir das 15 horas, no estande da Livraria Castelo. No novo ensaio, Dulci dá sequência a uma linha de reflexão que, de certo modo, perpassa alguns de seus livros anteriores, em especial o mais recente, A arte de envelhecer com sensatez. Ela se empenha em investigar como se processa a expansão da consciência, ou a tomada de consciência, sobre aspectos cada vez mais amplos que cercam o indivíduo. Ela observa que se trata, para a pessoa, de um processo lento, e que cada um vai cumprindo em conformidade com suas próprias condições e com a sua própria disposição.
LEIA TAMBÉM: Feira do Livro inicia nesta quinta-feira em Venâncio Aires; confira a programação
Publicidade
O professor Vinicius Lima Lousada, doutor em Educação e pós-doutorando nessa área pela Ufrgs, aponta para esse aspecto: “O caminho da expansão da consciência, depreende-se da obra, consiste em um gradual despertamento responsável, ético e solidário do ser consciencial que somos quanto aos nobres deveres que temos diante da vida, especialmente, fazendo florescer em si as bases de uma humanidade regenerada, guiada pelo amor, nossa vocação ontológica e maior necessidade de nossa espécie em todos os tempos”, frisa.
No desenvolvimento de seu tema, Dulci vale-se de pensadores de diferentes áreas do saber, em especial da filosofia, da teoria quântica e, ainda, da espiritualidade. Cita inclusive textos do espiritismo e de outras doutrinas religiosas, que se ocupam de descrever o quanto a expansão da consciência traduz a plenitude da condição humana. Natural de Restinga Seca, no Vale do Jacuí Centro, aos 11 anos Dulci veio morar em Santa Cruz do Sul, para estudar no Colégio Mauá. Mais tarde cursou Letras na Unisc e ali também fez pós-graduação em Supervisão Escolar.
Posteriormente, cursou o mestrado em Educação na PUCRS. Na educação, atuou em diversas esferas das redes pública e privada de ensino, inclusive na gestão. Após a aposentadoria, intensificou a sua ampla produção em literatura. É também colaboradora assídua da Gazeta do Sul.
Publicidade
A sublime expansão da consciência, de Dulci Alma Hohgraefe. Caxias do Sul: Vírtua, 2023. 84 páginas, R$ 40,00.
Com a experiência reunida em sua carreira de professora, Dulci Alma Hohgraefe também tem se dedicado a elaborar obras direcionadas ao público infantil. Uma de suas linhas de reflexão para a garotada é a Coleção Clarinha, com seis títulos, centrados na personagem que dá título à série. Mais recentemente, idealizou a Coleção Francisquinho, na qual sobressai ou salienta-se a temática ambiental, com enredo que remete à necessidade de maior cuidado com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais e de todos os seres vivos. Ambas as coleções também foram lançadas pela editora Vírtua, de Caxias do Sul.
A partir do primeiro volume, Francisquinho e seu amor pela natureza, com ilustrações de Manoel Hohgraefe da Cruz e Raul Hohgraefe da Cruz, seis títulos remetem os leitores a situações com as quais poderão se defrontar no mundo em que vivem. Mesmo nos textos direcionados a público infantil, Dulci empenha-se em promover o que desenvolve de forma mais enfática no último livro voltado a adultos: a tomada de consciência e, logo, a expansão dela, com a expectativa de tornar os seres humanos cada vez melhores, de maneira que possam agir positivamente sobre o mundo e fazer a opção por valores que favoreçam a coletividade.
Publicidade
A obra de Dulci que perpassa os diversos gêneros textuais pode ser conhecida e conferida diretamente no site da editora Vírtua.
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.