Romar Beling

A sabedoria que só a natureza é capaz de ensinar

Que a sociedade contemporânea é desconectada do mundo natural, e caracterizada pelo artificial, disso não temos muita dúvida. O que ainda não compreendemos é o quanto isso compromete a nossa qualidade de vida e as possibilidades e perspectivas de perpetuação de nossa e de todas as demais espécies.

Um livro como A maravilhosa trama das coisas: sabedoria indígina, conhecimento científico e os ensinamentos das plantas, da norte-americana Robin Wall Kimmerer, com tradução de Maria de Fátima Oliva do Couto, lançado pela editora Intrínseca, em 416 páginas (a R$ 69,90), está aí para nos advertir, em forma de leitura, o quanto precisamos nos reconectar com a natureza para termos alguma chance de persistir.

LEIA TAMBÉM: Um olhar sobre a América desde os primórdios

Publicidade

Robin nasceu em Nova Iorque, mas descende da Nação Potawatomi, cuja cultura é voltada a uma harmonia máxima com o meio ambiente no qual esse povo vive. Aos 71 anos, aliou a esse conhecimento ainda os de sua formação em botânica. Não por acaso, essa mescla entre aprendizado prático de seu povo e o domínio científico fez dela uma das maiores autoridades em âmbito global a advertir o quanto a flora e a fauna, em qualquer lugar, podem auxiliar os seres humanos em sua luta para preservar o planeta.

No livro, ela mostra que as plantas (em especial as árvores, em uma floresta, e todas as demais formas de vida vegetal) são mais eficientes do que os humanos em se auxiliar e se proteger. E não hesitam em colaborar diretamente com todas as formas de vida animal, das microscópicas às maiores.

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Romar Behling

Share
Published by
Romar Behling