Colunistas

A Rússia visitada pelas bordas ao longo de 61 mil quilômetros

País mais extenso de todo o planeta, a Rússia definitivamente atrai as atenções, e não é só pelo ímpeto expansionista do presidente Vladimir Putin, envolvido em um conflito com a vizinha Ucrânia desde 2022 em virtude da invasão que promoveu a essa nação. Como seria de esperar ou de prever, um tamanho território reserva igualmente uma infinidade de culturas, influências étnicas e peculiaridades geográficas e climáticas.

É sobre essa diversidade que se debruça, com curiosidade, a antropóloga e escritora norueguesa Erika Fatland, 39 anos, que teve publicado um livro, pela editora Âyiné, em 2021: Sovietistão narra seus passeios pela Ásia Central, a série de países que resultaram da derrocada da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), da qual a Rússia é uma delas, e, claro, a maior. Erika descreve o Turcomenistão, o Cazaquistão, o Quisquistão, o Tadjiquistão e o Uzbequistão.

LEIA TAMBÉM: A vida de Maomé, o grande líder da religião islâmica

Publicidade

Mas agora ela empreende jornada ainda mais alucinante. A partir de um sonho que teve, inspirou-se a percorrer toda a linha de fronteira da Rússia, o que equivale a uma jornada de impressionantes 61 mil quilômetros, circulando pela borda desse país imenso, da Coreia do Norte até o norte da Noruega.

É, seguramente, um dos maiores périplos de viagem contínua de todos os tempos. E ela conta o que viu e vivenciou em novo livro, agora também publicado pela Âyiné: A fronteira: uma viagem em torno da Rússia, com tradução de Leonardo Pinto Silva, tem 692 páginas, ao preço de R$ 159,90. É uma obra de tirar o fôlego.

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.