Uma das principais características da vida urbana é a rotina cumprida em bairros, nos quais, não raro, as pessoas se conhecem e se frequentam ao longo dos anos, estabelecendo uma afinidade que tem muito a ver com a de localidades do meio rural. E em Santa Cruz do Sul, os tradicionais espaços hoje apresentam uma convivência social que se traduz em muita qualidade de vida. Nos bairros mais próximos do Centro, os primeiros a surgirem à medida que a cidade se desenvolvia e estendia para novos ambientes, hoje há uma certa autossuficiência no atendimento em comércio e serviços. E novos espaços foram surgindo, com suas peculiaridades.
A partir desta edição, a Gazeta do Sul resgata uma tradição do jornal ao longo de seus quase 77 anos de existência, de tempos em tempos recuperada e atualizada. É a da atenção específica e pontual aos bairros, que, em outras épocas, já resultou no suplemento especial Gazeta Bairros, depois no Gazeta Ruas, e em campanhas e ações como o Gazeta Comunidade. Que a Gazeta sempre dialogou fortemente com a comunidade, isso não é novidade para o leitor e para aquele que convive com esse veículo de comunicação. Agora, firmamos ainda mais esses laços com uma série, A Vida no Bairro, em que, nas edições de final de semana, iluminaremos em detalhes algum desses espaços urbanos.
E começamos com o Bairro Santo Inácio, que para muitos ainda mantém a carinhosa denominação de Verena, pela qual é conhecida. A jornalista Caroline Garske e a fotógrafa Rafaelly Machado visitaram aquela região, conversaram com moradores e lideranças, e frequentaram ambientes sociais daqueles quarteirões. A opção por esse bairro se justifica: é simplesmente o mais populoso da cidade de Santa Cruz hoje, mais inclusive do que o chamado Centro, e mais até do que a população inteira da maioria dos municípios do Vale do Rio Pardo.
Publicidade
A partir da iniciativa de detalhar a rotina e as peculiaridades do Bairro Santo Inácio, nas edições de final de semana traremos conteúdo especial e específico de outros espaços, hoje tradicionais e referenciais no ambiente urbano. Desse modo, e neste princípio de 2022, que a população, em especial os nossos leitores e assinantes, possa ter a percepção da acolhida a suas ricas histórias. A Vida no Bairro é a forma que encontramos de salientar e reconhecer a importância e a relevância do convívio harmônico e da luta por anseios comuns nos mais variados espaços da cidade. E, mais adiante, num olhar cada vez mais estendido e abrangente, iluminaremos igualmente as demais cidades da região, enfatizando o espírito e o caráter comunitário que sempre marcou a Gazeta e todas as suas plataformas de comunicação. Bom final de semana!
LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROMAR BELING
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade