ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

A praça é de novo dos livros (e nossa): confira entrevista com Fabrício Carpinejar, patrono da Feira do Livro de Porto Alegre

O patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2021 é o cronista, poeta e jornalista Fabrício Carpinejar

O avanço na vacinação contra a Covid-19 e a perspectiva de uma retomada dos eventos se cristaliza, para os gaúchos, na volta presencial de um dos mais importantes eventos culturais do Brasil e das Américas: a Feira do Livro de Porto Alegre. Com o histórico de mais de seis décadas atraindo multidões para a Praça da Alfândega, no Centro Histórico da capital, a festa da leitura chega a 2021 ensaiando um novo tempo. Na próxima sexta-feira, dia 29, a feira começa novamente em formato presencial, com o obedecimento aos protocolos de prevenção ao coronavírus, mas cumprindo seu papel tradicional de fomento à leitura e ao saber.

A 67ª Feira do Livro se estenderá até o dia 15 de novembro, mais compacta, é verdade, em relação a edições anteriores, mas com a manutenção de suas atividades. Lançamentos de livros, sessões de autógrafos, palestras, tudo será mais uma vez oferecido. E o slogan da edição, “Para Ler um Mundo Novo”, traduz a proposta. Por duas semanas, 56 associados estarão de volta às barracas (o que equivale a cerca de 60% da participação de 2019), com o clássico mix de lançamentos, novidades e, claro, descontos e caixas de saldos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Leitura: um hábito que passa de pais para filhos

Publicidade

Sob condução da Câmara Rio-Grandense do Livro, a programação oficial da área geral prevê, entre outros, 36 encontros em lives a serem transmitidas, às 18 horas e às 19h30, de um estúdio criado no Memorial do Rio Grande do Sul. O pavilhão dos autógrafos individuais segue ao ar livre, em sessões reduzidas e espaçadas, prevendo 360 ao longo da feira. E há, ainda, agenda específica para a área infantil e juvenil.

Todas as informações sobre a programação diária poderão ser conferidas pelos interessados no site feiradolivropoa.com.br ou em youtube.com/user/feiradolivro.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: 33ª Feira do Livro de Santa Cruz é adiada novamente

Publicidade

Aniversário foi nesse sábado

O patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2021 é o cronista, poeta e jornalista Fabrício Carpinejar, natural de Caxias do Sul e radicado em Porto Alegre, um dos principais autores contemporâneos no País. Filho do casal de poetas Maria Carpi e Carlos Nejar, Fabrício esteve justamente de aniversário nesse sábado: nascido em 23 de outubro de 1972, ele completou 49 anos. Durante a feira, lançará novo livro, o volume de crônicas Depois é nunca, de 128 páginas, pela editora Bertrand Brasil.

Na verdade, é sua terceira obra no ano, em sequência a Coragem de viver, de memórias, pela Planeta; e ao infantil Médico das roupas, lançada em maio pela Bertrand Brasil. O período marcado pela pandemia evidencia uma forte produção de Fabrício, que em 2020 lançara Colo, por favor! e Carpinejar, sua volta à poesia. Ao todo, já assina cerca de 50 livros, com ênfase em poesia, crônica, infantojuvenil e reportagem. Na quinta-feira, já com a proximidade da feira, Fabrício Carpinejar concedeu entrevista ao radialista Rosemar Santos no programa Radar, na Rádio Gazeta FM 107,9, salientado a importância da retomada presencial do evento e sua expectativa para a edição da qual é o patrono. Confira abaixo a transcrição da conversa de Rosemar com Carpinejar, realizada por telefone.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Escritor santa-cruzense lança primeiro livro de trilogia

Publicidade

Fabrício Carpinejar – Patrono da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre

LEIA TAMBÉM: Bráulio Bessa será o patrono da Feira do Livro de Venâncio Aires

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta