Ao cabo do segundo ou terceiro dia de confinamento, as gurias lá de casa decidiram elaborar e anotar no papel uma gama de atividades a serem realizadas ao longo desse período. Creio que a iniciativa partiu da Yasmin, muito dada a planejamentos e metas. A lista começava com atividades relativamente simples, tais como:
Desenhar com lápis.
Desenhar com canetinha.
Desenhar com tinta têmpera.
Jogar boliche na sala.
Andar de bicicleta em círculos, no quintal.
Corrida de saco.
Corrida ao estilo saci-pererê (ou seja, com um pé só).
Festa do pijama.
No decorrer da lista, contudo, as metas iam ficando mais complexas, a ponto de exigirem supervisão da Patrícia. Alguns exemplos:
Publicidade
Preparar um bolo de chocolate.
Fazer brigadeiro de panela.
Preparar e assar cupcakes.
Nestes casos, a lista deixava implícita a deliciosa tarefa de também consumir tais experimentos gastronômicos depois de prontos.
Entretanto, com o passar dos dias e, consequentemente, com as atividades sendo gradativamente riscadas do papel à medida que eram realizadas, as opções começaram a minguar.
– E agora? O que faremos quando a lista terminar? – Preocupou-se Ágatha.
Decidi ajudar, sugerindo novas atividades que, curiosamente, não apareciam na versão original da tabela:
Publicidade
Arrumar os quartos.
Secar a louça.
Varrer.
Como nenhuma teve a iniciativa de anotar tais atividades, me ofereci para fazê-lo e perguntei pela lista. Informaram-me que, misteriosamente, a lista havia desaparecido.
***
O jogo de boliche, uma das atividades do catálogo, quase terminou em séria confusão. Tudo porque a Isadora, não satisfeita em apenas jogar, decidiu também bancar a narradora/comentarista da partida, enaltecendo as próprias jogadas e depreciando a performance das irmãs.
Publicidade
– E atenção: Ágatha toma posição, coça o bumbum, lança a bola e… que jogada horrível, que fiasco! Só três pinos derrubados! Certamente, o arremesso mais feio da temporada!
Tivemos que fazer as vezes de seguranças para conter um iminente ataque à cabine de transmissão, instalada sobre o sofá.
***
Dias depois, reuniram-se para uma rodada de Banco Imobiliário. Deixaram os adultos de fora da partida, sob argumento de que o mercado estava muito saturado. Disfarçando, fiquei acompanhando de longe.
Publicidade
Com auxílio de vários lances de sorte nos dados, e com uma dose generosa de ousadia, Ágatha realizou uma série de bons negócios. Comprou, pagou, colocou para alugar.
Estava ficando milionária quando as irmãs, sob os mais diversos pretextos, deram a partida por encerrada, temerosas ante o monopólio que se formava. E Ágatha deu a um velho ditado uma nova versão: azar no esporte, sorte nos negócios.
Publicidade