No dia a dia, em geral não nos apercebemos da magia envolvida em um elemento que talvez seja o mais importante de todos para nosso existir: a língua através da qual nos comunicamos. E que, no caso dos brasileiros, é o português, recurso que, afinal, compartilhamos com algumas poucas nações a mais no planeta, herdeiros que somos, todos, desse empréstimo que acabou sendo feito pelo império português.
Línguas, a exemplo de pessoas, povos, nações, impérios, têm uma história, uma trajetória e, logo, uma origem. Que pode se perder nas brumas do tempo, mas ainda assim um início. Pois o escritor, pensador e professor português Fernando Venâncio, de 79 anos, natural da pequena Mértula, tomou a si a tarefa de rastrear a caminhada da língua na qual se expressa, e na qual a ampla maioria de nós, no Brasil, se expressa como língua-mãe.
LEIA TAMBÉM: Um olhar sobre a vida com a marca do mestre britânico Martin Amis
Publicidade
E compartilha conosco o resultado de suas investigações. Assim nasceu uma língua: sobre as origens do português foi editado pela Tinta da China Brasil, com 304 páginas, e custa R$ 99,90. E então se verá que o que falamos, ou a partir do que escrevemos, na verdade é um incrível caldeirão de influências, valendo-se de expressões e recursos das mais variadas regiões do planeta nas quais os navegantes chegavam.
Ali ensinavam termos de comunicação aos nativos, mas igualmente se beneficiavam de conceitos que estes haviam forjado para as coisas que tinham ou viam, ou para tudo aquilo que sentiam. Língua é, essencialmente, emoção, muita emoção.
LEIA OUTROS TEXTOS DE ROMAR BELING
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙